segunda-feira, 9 de março de 2009

O Irão está preocupado com o Sudão?

Mais uma vez é o JeuneStreet que chama a atenção para uma notícia interessante que vem do Irão. Segundo a agência de notícias iraniana ISNA (Iranian Students News Agency), o Procurador-Geral da Republica Islâmica do Irão, o Ayatollah Najafabadi, criticou o Tribunal Penal Internacional (TPI) por ter emitido um mandado de captura contra o Presidente do Sudão, Omar al-Bashir:
Falando nas orações de sexta-feira, Najafabadi afirmou que as regras actuais que regem a ONU e o seu Conselho de Segurança não são correctas, e que são necessárias regras jutas, legisladores justos e um sistema legal justo para que se aplique a justiça.
Bashir é o primeiro Chefe de Estado em exercício a ser alvo do TPI; trata-se de um precedente que poderá causar jurisprudência no Direito Internacional; por outras palavras, poder-se-ão seguir outros Chefes de Estado em exercício. Por esses motivos, Najafabadi tem motivos para estar preocupado. Um dos seus assessores anunciou recentemente um conjunto de acusações absurdas contra sete dirigentes Bahá’ís, facto que suscitou a condenação da opinião pública em vários países do mundo. Entretanto, sabe-se que a organização Iran Human Rights Documentation Centre (IHRDC) está a preparar uma acção legal contra altos responsáveis do regime iraniano, que pode vir a ser apresentada no TPI ou em qualquer outro tribunal ad hoc.
É opinião da IHRDC que os ataques deliberados e coordenados da República Islâmica do Irão contra a Comunidade Bahá’í do Irão são um crime contra a humanidade. A campanha evidencia um carácter amplo e sistemático, e foi dirigida pelo mais alto nível do Estado Iraniano.

6 comentários:

Anónimo disse...

Era interessante ver estes mecos num tribunal internacional. Se bem que alguns dirigentes ocidentais também merecessem ir a julgamento.

Anónimo disse...

GH,
...com a certeza de que seriam severamente punidos!
Se fosse para sairem impunemente não valia a pena perder-se tempo...e dinheiro!!!
Mas todos estão inocentes até prova em contrário, não é!? Vai-se lá saber...

Anónimo disse...

entãoéassim... achei muito engraçado o seu comentário!!!
Que provas mais q vc precisa para enxergar a culpabilidade destas "pessoas"?!
Então pensou o q? q esta preocupação é com povo de Darfur?!
É evidente q cada um dá apoio ao outro não ao povo...
Sabe o q é para ele um sistema legal justo? é o sistema islâmico...
Uma vez q Bashir é muçulmano e um Chefe de Estado em exercício então esta mandado de captura é considerado um ataque directo aos muçulmanos, e uma ameaça aos outros Chefes de Estados em exercício; Eis a preocupação dele!!!

Anónimo disse...

Anónimo:
Sistema islâmico ou sistema ditatorial?
O Chavez e a Coreia do Norte também sairam em socorro deste Bashir.

Anónimo disse...

Caro(a) Anónimo,

Não sou eu quem precisa de provas!
Independentemente da minha opinião, o facto é que estas "pessoas" têm de se sentar no banco dos réus. Porém, a História tem-nos mostrado que os resultados dos julgamentos nem sempre são condizentes com as arbitrariedades, atrocidades, barbáries, etc., que estas "pessoas" cometem, pois não?
Talvez me tenha feito entender melhor agora.

Anónimo disse...

Exactamente...
O Chavez e o gajo da Coreia do Norte têm a mesma preocupação ou seja eles também são Chefes de Estado em exercício , é sempre prudente prevenir o futuro.