sexta-feira, 20 de março de 2009

O que significa a mensagem do Presidente Obama?



Temos que reconhecer que ao disponibilizar a sua mensagem de Naw Ruz na Internet, o Presidente Obama consegue chegar directamente a milhões de iranianos. É algo muito mais eficiente do que fazer uma simples mensagem televisiva e deixar que as estações oficiais de TV no Irão façam os seus cortes e distorções.

Em todo o mundo os muitos Bahá’ís reagiram com agrado esta mensagem. Afinal, o Presidente Americano começa por dizer que deseja felicitar todos os que celebram o Naw-Ruz (Ano Novo). E isso inclui-nos. Mas esta mensagem é dirigida ao povo iraniano e seus dirigentes políticos. É uma tentativa de abrir as portas ao diálogo com a sociedade e o regime iraniano. É uma mensagem de boa vontade que está repleta de significados políticos (muito bem analisados por Paul Reynolds What Obama's message to Iran means, BBC).

Esta mensagem não aborda a questão dos direitos humanos ou mesmo a situação dos Bahá’ís no Irão. Essencialmente o Presidente apresenta exigências e oferece uma oportunidade para o diálogo e para a diplomacia. E não diz quanto tempo vai durar essa oportunidade.

Ficamos a aguardar novos desenvolvimentos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Nawruz!!!

Anónimo disse...

Excelente forma de passar a mensagem, alertando para a necessidade de diálogo, tolerância, paz.

Feliz Naw-Rúz!!!!!!!!!!!

Nadine disse...

Hey Marco,

thanks for posting the link on my website, too. I had not seen it before but was aware of a number of things that were so pointedly mentioned in this article. This message does not promise the peace on earth, but it is a step in the right direction. Diplomacy puts in its way its own obstacles unfortunately and the difference of opinions can not be eliminated by a few well set sentences, but it is better than everything that has been there over the past years. I think :-)

Nadine disse...

Marco, am sorry to post again. The link to the Tablet to Masud opens now. Must have been a temporary problem. Thank you greatly!