terça-feira, 28 de abril de 2009

Não perdem a fé... mas mudam de religião.

Um estudo recentemente divulgado pela Pew Forum sobre Religion and Public Life indica que mais de 40% dos americanos adultos abandonaram a religião "em que nasceram"; por outro lado, cerca de 10% dos que abandonam a religião, acabam por regressar. Apenas 47% dos americanos nunca mudaram de religião.

O estudo indica ainda que 16% dos americanos não estão filiados em qualquer religião, mas os investigadores avisam que estes não devem ser considerados seculares, pois cerca de um terço destes afirma que ainda não encontraram a religião certa.

Segundo os investigadores, não existe um padrão de mudança; apenas liberdade de mudança. Há quem mude de religião porque muda de residência, há quem mude porque casou com uma pessoa de outra fé; há quem mude porque não gosta do pastor; e há os que apontam vários motivos para a mudança. "Os motivos para a mudança de religião são tão diversos quanto a própria paisagem religiosa", disse um dos investigadores à CNN.

O estudo agora revelado, indica que alguns factores que se pensava poder afastar as pessoas da religião – como o escândalo dos abusos sexuais na Igreja Católica, ou a convicção de que a ciência desaprova a religião – têm um pequeno papel no processo de afastamento.

Este estudo leva-me mais uma vez a perguntar: quando é que se faz um estudo semelhante em Portugal? Se já foi feito, então quando e onde foi divulgado? Seria interessante ver de que forma algumas comunidades religiosas (nomeadamente, Igrejas Evangélicas e muçulmanos) se estão a implementar em Portugal, e quais os estratos sociais e regiões onde se verificam mais adesões.

Sem comentários: