quinta-feira, 16 de abril de 2009

No site da Human Rights Watch

Duas notícias interessantes no site da Human Rights Watch.

Ahmadinejad na Durban II?

A propósito da provável presença do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad na próxima Conferência da ONU sobre Racismo (a realizar em Genebra, entre 21 e 24 de Abril), a Human Rights Watch (HRW) apelou a que este evento aprove uma declaração forte contra o racismo.

Os comentários sobre Israel e o Holocausto tornaram Ahmadinejad uma figura controversa, e a sua possível presença neste evento suscitou receios que ele pudesse voltar a fazer comentários. Mas Juliette de Rivero, da HRW, lembrou que "o Irão ficou isolado quando na semana passada tentou re-introduzir nas negociações o conceito de difamação das religiões. Se Ahmadinejad tentar reabrir assuntos que foram retirados da agenda, as delegações devem reagir firmemente e defender o consenso actual".

A HRW apelou a que Ahmadinejad utilizasse a sua presença nesta Conferência da ONU contra o racismo para anunciar o fim da repressão contra os Bahá’ís e assumir um compromisso pela defesa da liberdade de expressão.

Notícia completa: Don't Let Any Nations Derail UN Racism Conference


Egipto: Direitos dos Bahá’ís reconhecidos pelo Governo

Um decreto recente do Ministério do Interior Egípcio reconhece o direito dos seguidores de religiões "não-reconhecidas" a obter documentos de identidade e o acesso a serviços básicos. Esta é uma medida saudada pela HRW, pois termina com a política oficial de discriminação dos baha’is egípcios, que eram obrigados a identificarem-se como cristãos ou muçulmanos.

Este decreto foi assinado no dia 19 de Março pelo General Habib al-Adly, Ministro do Interior, e publicado no Jornal Oficial no dia 14 de Abril, tendo entrado em vigor no dia seguinte. A sua publicação surgiu três dias depois do Supremo Tribunal Administrativo ter confirmado que os membros da minoria Bahá’ís do Egipto tem direito a obter documentos oficiais de identificação, sem ter de revelar as suas convicções religiosas, ou identificar-se como professando outra religião.

Notícia completa : Egypt: Decree Ends ID Bias Against Baha'is

Sem comentários: