sexta-feira, 10 de julho de 2009

CNN: Comissão Americana exige libertação de Bahá'ís no Irão


(...)

Respondendo a uma carta de Roxana Saberi, a jornalista irano-americana que passou quatro meses numa prisão iraniana no início deste ano, a Comissão Internacional de Liberdade Religiosa dos Estados Unidos exigiu que os sete prisioneiros sejam libertados, em vez de serem levados a tribunal sob acusações de espionagem e violações religiosas. Se forem condenados podem ser executados.

"Além das centenas de iranianos que foram detidos no contexto das polémicas eleições presidenciais, vários outros «presos de segurança» detidos muito antes da eleição de Junho permanecem atrás das grades", afirmou Saberi numa carta em que solicita a intervenção do governo americano no caso dos Baha’is.

"Estes iranianos e as autoridades que os detiveram precisam de saber que os direitos humanos do povo iraniano é um assunto de preocupação internacional", afirmou.

Saberi, que foi detida, julgada e condenada a oito anos de prisão por espionagem, esteve durante algum tempo na prisão de Evin com duas das mulheres baha’is detidas. Saberi foi libertada em Maio.

Leonard Leo, presidente da Comissão, afirmou que a repressão dos protestos após as eleições iranianas de 12 de Junho, "mostraram ao mundo as frias realidades de como o governo iraniano lida regularmente com dissidentes, ou perspectivas que são consideradas uma ameaça ao regime teocrático".

"As acusações contra estes Baha’is detidos não têm qualquer fundamento e são um pretexto para perseguição e hostilização de uma minoria religiosa desfavorecida", afirmou Leo. "Devem ser libertados imediatamente"

Os sete baha’is estiveram detidos durante mais de um ano sem que fosse formulada uma acusação ou permitido acesos aos seus advogados, afirmou Diane Ala'i, representante da Comunidade Internacional Baha’i nas Nações Unidas.

Acrescentou que os sete têm a representação legal de Shirin Ebadi, Premio Nobel da Paz, e do advogado de direitos humanos, Abdolfattah Soltani. Mas segundo o grupo de direitos humanos Amnistia Internacional, Soltani foi detido no dia 16 de Junho e o seu paradeiro é desconhecido.

Ala’i afirmou que os advogados não tiveram acesso aos seus clientes, mas puderam ler os processos.

(...)
--------------------------------------
Notícia completa: U.S. panel demands release of Baha'is facing trial in Iran (CNN)

Sem comentários: