quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Gaiola de Ouro

Há pouco mais de dois meses foi publicado em Portugal o livro A Gaiola de Ouro (editora: A Esfera dos Livros) de Shirin Ebadi, advogada iraniana, activista dos direitos humanos e prémio Nobel da Paz 2003.

O livro centra-se na história de uma família que é trucidada pelo turbilhão da Revolução islâmica. Abbas, o irmão mais velho, oficial do exército do Xá é obrigado a exilar-se nos Estado Unidos, levando consigo a esposa doente. Javad, militante do partido Comunista (Tudeh) entra na clandestinidade, acabando por ser preso e fuzilado durante as execuções em massa que se seguiram ao fim da guerra com o Iraque. Ali, o irmão mais novo adere entusiasticamente à Revolução, alistando-se para guerra com o Iraque, tornando-se mais tarde um dissidente. Pari, a única irmã, tenta manter a família unida enquanto testemunha da desagregação social do Irão; vitima de discriminação, acaba por ir viver em Londres.

Neste livro de Shirin Ebadi ecoam os destinos de milhares de famílias iranianas, afectadas pelas tremendas crises políticas e sociais que levantaram irmãos contra irmãos, e que provocaram a emigração de milhões de cidadãos.

Um livro a ler para quem quer compreender o que é hoje o Irão.

Sem comentários: