sexta-feira, 10 de julho de 2009

Grupos parlamentares alemães exigem libertação de sete dirigentes Baha’is no Irão

Lembrando que amanhã (11 de Julho) deverá ter lugar o julgamento de sete dirigentes Baha’is no Irão, os responsáveis pelos assuntos de direitos humanos no parlamento alemão de vários grupos parlamentares do Bundestag, Erika Steinbach (CDU/CSU), Christoph Strässer (SPD), Volker Beck MP (B90/DIE GRÜNEN) e o presidente Burkhardt Müller-Sönksen MdB (FDP) divulgaram uma declaração onde se afirma:

"Em nome dos nossos grupos parlamentares exigimos a libertação imediata e incondicional dos dirigentes da comunidade religiosa Baha’i. Os sete membros deste grupo [conhecidos como Yaran, «os Amigos»] - duas mulheres e cinco homens foram presos há mais de um ano. Foram acusados de espionagem para Israel, ofensa a santidades religiosas, propaganda contra a Republica Islâmica e, recentemente, de «espalhar corrupção na terra». Estão ameaçados pela pena de morte. A proclamação da sua sentença é esperada para o dia 11 de Julho.

(...)

Os nossos grupos parlamentares saúdam o facto do Governo Federal estar a envidar esforços para garantir uma observação coordenada do processo deste julgamento a partir da União Europeia. Deve ser feito tudo o que for possível para libertar este prisioneiros, ou, pelo menos, garantir um processo público, constitucional, de acordo com os padrões internacionais. A nossa preocupação actual centra-se nestes sete dirigentes acusados. No entanto, estamos igualmente preocupados com outros 30 Baha'is que se encontram detidos no Irão exclusivamente devido às suas convicções religiosas."

---------------------
Notícia completa: Parliamentary Group in Germany demands release of imprisoned Baha’i leaders (IPW)

Sem comentários: