quarta-feira, 15 de julho de 2009

O acidente com o Tupolev Iraniano



Há algumas semanas, site IPW noticiava que um atleta iraniano tinha sido expulso da selecção júnior iraniana de judo, por ser Bahá'í. O caso referia-se a um atleta de 16 anos, Khashayar Zare'i, que após ter sido seleccionado acabou por ser desqualificado pela Comissão de Judo da província de Fars, não obstante ter vencido diversos torneios e competições escolares. Era mais um dos muitos casos de discriminação contra Bahá'ís no Irão.

Hoje, a terrível tragédia do acidente com o Tupolev iraniano circulou pelos media de todo o mundo. Perderam-se 168 vidas. No site da CNN, acrescenta-se um pormenor sobre os passageiros: "Dez membros da equipa nacional júnior de judo estavam a bordo do avião da Caspian Airlines, informaram diversas fontes incluindo a Press TV. A rede afirmou que os mortos incluíam oito atletas e dois treinadores".

Por vezes não sei o que pensar destas coisas…

5 comentários:

Carlos Moreira disse...

Marco,
Foi algo que tambem percebi tão logo soube da noticia. Não creio que a morte seja punição, mas sempre transmite uma mensage.

Marco Oliveira disse...

No acidente faleceram dois baha'is iranianos... Será que isso transmite alguma mensagem?

É verdade que o caso do judoca nos faz pensar. Será que não faz parte da vida a possibilidade de morrer numa tragédia destas? Porque é que na aleatoriedade da vida, temos de procurar uma mensagem ou uma intervenção divina? Não seria isso contraditório com o conceito de Deus distinto e separado da sua criação?

O Vizinho do Lado disse...

sobre este assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=KDLoHAXEqC4

Pioneiro ... disse...

As vezes é melhor pensar nada meu filho!
Todos são seres humanos e a morte destes adolescentes foi muito trágico, triste, muito triste mas a verdade é que desta equipa 3 verdadeiros membros estão salvos e os que morreram com os seus nomes foram vítimas de fraude em documentação para serem passados por três adolescentes.
Em fim "O Caso" está a ser investigado:
A propósito quem são dois baha'is iranianos que faleceram no acidente???!!!

Marco Oliveira disse...

Vizinho: isso é um clássico!
:-)

Pioneiro: no Facebook, o IPW escreveu o seguinte:
"Iran Press Watch was grieved to learn that it appears 2 Baha'is have died in yesterday's airline crash in Iran, in which 168 lives were lost. According to information received by Iran Press Watch, the two Baha'is were: Mrs. Anahid Amini-'Aluychih and Mr. Arthur Gerigorian. All victims of this unfortunate accident are in our thoughts and prayers"