segunda-feira, 13 de julho de 2009

Uma moeda única mundial

A criação de uma moeda supra nacional foi uma proposta Russa na última cimeira dos G-20 (em Londres); Esta ideia mereceu já o apoio de dirigentes brasileiros e chineses. Mais recentemente, na cimeira dos G-8 realizada em Itália, o Presidente Russo, Dmitry Medvedev, resolveu ilustrar a sua proposta apresentando aos jornalistas um exemplar dessa nova moeda.

Diversos exemplares da moeda, que tinha gravada a frase “Unidade na Diversidade”, foram oferecidos aos dirigentes mundiais presentes na Cimeira.

O Presidente Medvedev afirmou que a questão da criação desta moeda diz respeito a todos e que as nações do mundo se estão a preparar. Acrescentou: “Penso que é um bom sinal e que compreendemos agora o quão grande é a nossa interdependência”.

Medvedev tem apelado com insistência à criação de reservas regionais de moeda e questionado a viabilidade do dólar americano enquanto moeda de reserva internacional.


Que importa isto para os bahá'ís?

Na verdade, não é apenas o lema "Unidade na Diversidade" inscrito nesta espécime que desperta a nossa atenção.

Em 1936, Shoghi Effendi, Guardião da Fé Bahá’í, anteviu a criação de uma moeda única no livro A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh:
"Uma escrita mundial, uma literatura mundial, um sistema unificado de moeda, pesos e medidas simplificará e facilitará o inter-relacionamento e entendimento entre as nações raças do mundo."
E em 1995, por ocasião do 50º aniversário das Nações Unidas, a Comunidade Internacional Bahá’í, publicou uma declaração onde defendia a criação de uma moeda única. Nesse documento, intitulado "Ponto de Viragem para todas as Nações", lia-se:
A necessidade de promover a adopção de uma moeda mundial como um elemento vital para a integração da economia global é auto-evidente. Entre outras benefícios, os economistas acreditam que uma moeda única irá travar especulação improdutiva e oscilações imprevisíveis do mercado, promover um nivelamento dos rendimentos e dos preços a nível mundial, e, consequentemente, resultar em poupanças significativas.

A possibilidade de poupanças não levará a acção a menos que exista um corpo de provas esmagador que aborde as preocupações e as dúvidas dos cépticos, acompanhado por um plano de execução credível. Propomos a nomeação de uma Comissão constituída pelos mais prestigiados líderes governamentais, académicos e profissionais para iniciar imediatamente a avaliação dos benefícios económicos e os custos políticos de uma moeda única e a consideração de uma abordagem eficiente de execução.
Desta forma, como Bahá'í, é com agrado que registo esta iniciativa do Presidente Medvedev. Claro que as consequências desta medida não serão nada agradáveis para os Estados Unidos. Mas o bem-estar da humanidade não se pode sacrificar em função dos interesses económicos de um único país.

1 comentário:

Iuri Matias disse...

Pessoalmente penso que o mais provavel é a criação primeiro de 5 grandes moedas, uma em cada união, e só depois uma moeda unica mundial.
Na união europeia já existe o euro, e com bastante sucesso (onde estaria hoje portugal nesta crise sem o euro? provavelmente igual a islândia). No medio oriente os GCC vao lançar uma moeda unica já em 2010. a União de Nações Sul-Americanas foi criada o ano passado, e tem como objectivo imitar o modelo da união europeia, incluindo eventualmente lançar também um moeda unica.
Enfim, aos poucos, para lá caminhamos.