terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bahá'í deportado do Uzbequistão

Segundo a agência noticiosa russa Ferghana, que cita fontes no Uzbequistão, o Sr. Timur Chekparbayev, um Bahá’í do Cazaquistão foi detido durante 15 dias e posteriormente deportado de Tashkent, a capital do Uzbequistão. O tribunal que decretou a expulsão justificou a medida com base nas suas actividades de promoção e divulgação da religião Baha’i deste cidadão cazaque.

"É suspeito que um cidadão estrangeiro seja capaz de construir uma forte comunidade religiosa, num curto espaço de tempo, não apenas em Tashkent, mas também em Dzijak e Bukhara", lê-se no site gorizont.uz, apoiado pelos serviços nacionais de segurança do Uzbequistão.

O mesmo site refere que o Sr. Chekparbayev não tinha autorização para efectuar a sua "actividade missionária" pois os Baha’is "não são reconhecidos pela comunidade mundial como uma religião independente e oficial."

Por último o site descreve os actos do Sr. Chekparbayev como um acto de "sabotagem ideológica com objectivos claros e ligação à crescente influência geopolítica do Irão perturbadora de milhões de cidadãos Uzebeques. Não é um trabalho fácil recuperar os danos morais causados nas almas imaturas de jovens" afirma o site, acrescentando que "entre os seguidores do Sr. Chekparbayev existem crianças menores de idade!"

COMENTÁRIO: Os governos autoritários têm tendência a limitar os direitos civis e não hesitam em formular acusações absurdas. No Irão acusam os Baha’is de ser agentes de Israel; no Uzebequistão acusam-nos de ser agentes do Irão...

Sem comentários: