quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Fé Bahá'í no Líbano

O texto que se segue é uma tradução de um excerto de um artigo publicado originalmente no jornal libanês al-Nahar, e posteriormente traduzido e publicado em inglês na Muslim Network for Baha'i Rights.
-------------------------------

Uma congregação sob suspeita... sem clero (homens de religião), de pessoas que não pertencem a qualquer partido político... e os Islamitas apelam à sua erradicação.


No sétimo dia do último mês de Junho, durante as eleições parlamentares, uma mulher entrou na secção de voto em Al-Ashrafiya. Quando o chefe do departamento perguntou o seu nome e religião, e ela disse-lhe que era "Baha’i", todos os delegados se viraram com surpresa para saber se ela era libanesa. Perguntaram-lhe se a sua religião era uma das 18 congregações reconhecidas pelas autoridades libanesas.

Os Baha'is chegaram ao Líbano em 1870, e imediatamente se dirigiram para Beirute, que era o principal centro de atracção no século XIX.

Os Baha’is vivem em muitas áreas do Líbano, desde a capital Beirute, até ao Beqaa Ocidental, e cidades do monte Líbano. O número de Baha’is residentes no Líbano ronda os 350, e têm um grande número de familiares residentes no estrangeiro. Na cidade de Mashghara, em Beqaa, as famílias Baha’is vivem e praticam os ses ritos religiosos assim como a sua vida privada e social sem qualquer interferência exterior ou ameaça de hostilização. A fé Bahá’í chegou a essa cidade com o Imam Sheikh Ja’afar Al-Tahhan, originalmente xiita, que faleceu em 1923 após aceitar a fé Bahá’í. As famílias Bahá’ís residentes nessa cidade têm relações próximas com os xiitas.

Um aspecto interessante é que a maioria dos Baha'is está registada como Xiita, e os registos de alguns deles foram colocados em listas de pertencentes a sunitas, maronitas, cristãos ortodoxos gregos e alguns druzos. O motivo disto deve-se ao facto do governo libanês não reconhecer oficialmente os Baha'is, apesar de alguns deles estarem registados como Baha'is e durante as eleições parlamentares e municipais serem considerados uma minoria.

O Líbano, ao contrário da Jordânia e do Bahrain, por exemplo, não reconhece os certificados dos casamentos dos Baha’is. Os Baha’is têm um centro em Beit Mii, situado na margem norte, onde celebram os seus eventos. Costumavam ter um lugar no bairro de Hreik, que mantiveram até ao início dos anos 1980. Também têm um grande cemitério em Khilda e outro em Mashghara, que foi estabelecido em 1971.

(...)


-------------------------
Ler o artigo completo (em inglês): The Baha'i Faith in Lebanon (MNBR)

1 comentário:

Marlene Oliveira disse...

Espero que dias melhores estejam chegando para todos nós!
Andei estudando os princípios Bahá'i e vi quanta semelhaça tem com algumas novidades ocidentais. Vocês já aprenderam que "o processo de fusão religiosa e cultural entre todos os povos do planeta é o primeiro passo de unificação verdadeira dos principios espirituais trazidos à Terra pelos grandes avatares de nossa história". Então, quando o novo mensageiro chegar com essas idéias da Nova Era vocês já estarão prontos para aceitar,enquanto que por aqui unir idéias de vidas sucessivas com os dogmas católicos não será tarefa fácil. Paz e bem!