terça-feira, 8 de setembro de 2009

Uma oportunidade para debater a Evolução

Robert Wright divulga as boas notícias no NYTimes:
Existem ateístas que vão para lá da afirmação da descrença pessoal em Deus e insistem que qualquer forma de conversa relacionada com Deus, qualquer noção de propósito superior, é incompatível com uma visão científica mundial. E também há os grupos religiosos que insistem que a evolução não pode explicar plenamente a criação dos seres humanos.

Tenho boas notícias! Estes dois grupos que se guerreiam, têm mais em comum do que imaginam. E é por estarem ambos errados. É que estão errados pelos mesmos motivos. Estranhamente, subestimar o poder criativo da selecção natural turva a visão não só dos grupos religiosos mas também dos ateístas militantes.

Se ambos os grupos aceitassem verdadeiramente esse poder, a paisagem poderia ser diferente. Os crentes poderiam rever o seu conceito sobre o papel de Deus na criação, e os ateístas poderiam aceitar que algumas noções de "propósito superior" são compatíveis com o materialismo científico. E ambos poderiam aprender a relacionar-se entre si.

-------------------------
Via Jeune Street

1 comentário:

Marlene Oliveira disse...

Sem dúvida o caminho para o entendimento é cada conjunto se abrir para ampliar sua idéia com algo positivo do outro e, ao mesmo tempo, passar o seu melhor.
Por exemplo, a religião católica teria muito a ganhar com a religião espírita kardecista, porque na realidade a maioria dos católicos crê em alguns pontos espíritas como a imortalidade da alma, as vidas sucessivas e o evangelho segundo o espiritismo que esclarece o que não era entendido plenamente. Enquanto isso a igreja católica parou no tempo, continua falando em, por exemplo, penas eternas, o que é incompatível com um Deus misericordioso.
Reflitamos com a razão e o coração!
Paz e bem!