domingo, 18 de outubro de 2009

Julgamento dos 7 dirigentes Bahá'ís novamente adiado

Não foi marcada uma nova data!

Embora o julgamento dos sete dirigentes bahá'ís presos no Irão há mais de 17 meses tenha sido marcado para hoje, quando os advogados e as famílias chegaram às instalações do tribunal em Teerão foi-lhes dito que o julgamento não se ia realizar. Ñão foi marcada uma nova data para o julgamento.

"Chegou o momento para essas sete pessoas inocentes serem imediatamente libertadas sob fiança", disse Diane Ala'i, a representante da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas em Genebra.

"Os sete, cujo único 'crime' é a sua crença religiosa, estão mais uma vez no limbo legal, sem qualquer ideia do processo legal que têm pela frente. O mundo inteiro clama pelo um fim da sua detenção ilegal ", afirmou.

As agências oficiais de notícias no Irão afirmam que os sete estão a ser acusados de "espionagem para Israel, insultos a santidades religiosas e de propaganda contra a República Islâmica". Também foram acusados de "espalhar a corrupção na terra".

Na semana passada, parecia provável que o julgamento fosse novamente adiado, uma vez que os advogados de sete ainda não tinham recebido o mandado de notificação apropriado.

"O facto dos seus advogados não terem recebido a devida notificação e de não existir uma nova data para o julgamento é apenas uma entre as muitas violações dos próprios procedimentos legais do Irão, para não mencionar as violações do devido processo legal reconhecido pelo direito internacional, que marcaram este caso, desde o seu início ", disse Ala'i.

-----------------
FONTE: Trial of seven Baha'is delayed, no new date set (BWNS)

Sem comentários: