sábado, 9 de janeiro de 2010

No meio dos tumultos, o Irão vai julgar sete dirigentes Bahá’ís

(CNN) - O julgamento de sete bahá'ís iranianos que passaram a simbolizar a perseguição aos seguidores da fé está marcado para a próxima semana com acrescida controvérsia e atenção global.

A recente agitação e a repressão governamental contra manifestantes no Irão aumentaram a preocupação com o destino dos sete dirigentes da comunidade Baha'i, que têm estado detidos na prisão de Evin em Teerão desde Março e Maio de 2008.

A Comissão Americana sobre Liberdade Religiosa Internacional, declarou esta semana que as autoridades iranianas têm culpado os Baha'is pelas manifestações anti-governamentais.

"Essas alegações não são só carecem de mérito, mas são mal fabricadas", disse Leonard Leo, presidente da Comissão, que funciona como um conselho consultivo independente ao governo americano.

"Se o governo iraniano avança na próxima semana com o julgamento dos sete dirigentes Baha'i, o governo americano e a comunidade internacional devem exigir um processo justo e transparente, em conformidade com as normas internacionais de direitos humanos", afirmou Leo.

Após dois adiamentos, o julgamento está marcado para começar na terça-feira.

Na quinta-feira, proeminentes Bahá’ís indianos realizaram uma conferência de imprensa em Nova Deli, exortando o governo a intervir.

"Este julgamento destina-se a hostilizar e intimidar, e é mais um de uma longa linha de perseguições a esta comunidade", disse Maia Daruwala, director da Commonwealth Human Rights Initiative. "O nosso país tem um longo registo histórico de pluralismo e tolerância e deve falar."

(...)

Diane Ala'i, a representante Baha'i na ONU em Genebra, na Suíça, disse que o julgamento foi adiado duas vezes porque o regime iraniano não tem qualquer fundamento para o caso. "Estas pessoas são inocentes, e isso é um problema", afirmou.

Acrescentou que o regime islâmico está a tentar despertar o sentimento do público antes do julgamento, acusando Baha'is no Irão de instigar os protestos que tiveram lugar a 27 de Dezembro, o dia sagrado xiita da Ashura.

"Em geral, eles culpam toda a gente - a imprensa estrangeira, activistas dos direitos humanos e agora os Baha'is" disse Ala'i. "São um bode expiatório".

(...)

-------------------------------------
NOTÍCIA COMPLETA (em inglês): Amid turmoil, Iran set to try 7 Baha'i leaders (CNN)

Sem comentários: