quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Consulta Bahá'í: um modelo para integração de culturas

Um novo modelo de tomada de decisão entre os povos de diferentes culturas contribuiria para a integração "neste momento de transição para uma nova ordem social", afirma-se numa comunicação da Comunidade Internacional Baha’i. Esta comunicação foi apresentada na 48ª Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social, que concluiu os trabalho no passado dia em 12 de Fevereiro.

Esta Comissão é o principal órgão da ONU encarregado do acompanhamento da Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada em 1995 em Copenhaga, onde os líderes mundiais delinearam os princípios que devem caracterizar uma sociedade nova "para todos". Estes princípios incluídos no respeito pela diversidade e a participação de todos os povos.



A comunicação da Comunidade Internacional Bahá'í apresenta a sua experiência com o método de consulta utilizado pelas comunidades bahá'ís em todo o mundo - uma componente chave na criação de unidade entre as pessoas. Este processo de consulta bahá’í parte do princípio que todos os seres humanos "possuem razão e consciência, bem como as capacidades de investigação, de compreensão, de compaixão e de serviço ao bem comum".


A comunicação Baha'i à Comissão da ONU sugeriu que o corpo humano pode servir de modelo para comparar a integração das culturas do mundo e dos povos. "Dentro deste organismo, milhões de células, com extraordinária diversidade de forma e funções, colaboram para que a existência humana seja possível. Cada célula tem, o seu papel a desempenhar na manutenção de um corpo saudável", disse o comunicado.

Esta imagem pode ser usada para descrever os povos do mundo como uma família humana e entender como cada cultura tem um papel no funcionamento no todo, explicou Ming H. Chong, o delegado da representação Baha’is que apresentou a comunicação.

Na consulta, tal como é praticada nas comunidades Bahá'ís, é atribuído um grande valor à diversidade de perspectivas e contribuições que os indivíduos trazem para a discussão. Uma outra característica fundamental de consulta bahá'í é que as ideias pertencem ao grupo e não aos indivíduos.

"O desprendimento em relação a opiniões e posições num assunto em discussão é imperativo; assim que uma ideia é partilhada, já não está associado ao indivíduo a apresenta, mas se torna um recurso para o grupo a adoptar, modificar ou rejeitar", afirma o comunicado.

-----------------------
Fonte: Baha'is offer decision-making model at UN commission (BWNS)

Sem comentários: