domingo, 14 de fevereiro de 2010

Mais cinco Baha'is detidos em Teerão

Segundo as agências Reuters e Associated Press – que citam a edição de hoje (domingo) um jornal iraniano conservador - as autoridades iranianas detiveram mais cinco membros comunidade Baha'i.

O jornal diário Javan, que está ligado à elite da Guarda Revolucionária, não descreve quais as acusações contra estes cinco, mas informa que entre eles são Ashkan Basari, Maria Jafari, Houman Sisani, Romina Zabihian e Niki Khanjani (filha de Jamaloddin Khanjani, um dos sete líderes Baha'i presos desde 2008 sob a acusação de ameaça à segurança nacional).

Num acto de propaganda anti-Bahá'í, o jornal faz eco das acusações das autoridades iranianas, que têm usado os Bahá'ís como um dos bodes expiatórios da agitação política que se seguiu eleições presidenciais de Junho. A notícia acrescenta que muitos Bahá'ís – depois de alegadamente terem fomentado os tumultos - fugiram para o Dubai e a Turquia) e para as regiões fronteiriças na esperança de sair ilegalmente do Irão.

Em Janeiro, o Procurador de Teerão disse que vários seguidores da fé Baha'i foram detidos durante os protestos de Dezembro Por terem "organizado tumultos e envio de imagens do protesto para o exterior".

COMENTÁRIO: O Javan ignora que os Bahá'ís não se envolvem em actividades de política partidária, e que existem actualmente 48 Bahá'ís detidos no Irão devido às suas crenças religiosas. Mais uma vez esta detenção, suscita os nosso receios de que possam surgir "confissões" forçadas por parte destes detidos com o objectivo de incriminar os sete dirigentes que se encontram detidos e cujo julgamento está a decorrer em Teerão.


-------------------------------------------------
FONTE:
Iran detains 5 more Baha'i (AP)
Five Baha'i followers arrested in Iran (Reuters)

Sem comentários: