sábado, 13 de março de 2010

Estados Unidos condenam perseguições a minorias religiosas no Irão

O governo iraniano criou uma atmosfera ameaçadora para quase todos os grupos religiosos não-xiitas, principalmente para os bahá'ís.

WASHINGTON (CNN) - O Departamento de Estado dos EUA, condenou, na sexta-feira, a perseguição das minorias religiosas no Irão após a detenção "de bahá'ís e cristãos nos últimos meses".

As autoridades iranianas prenderam mais de 45 bahá'ís nos últimos quatro meses, e cerca de 60 bahá'ís estão presos no Irão, devido às suas crenças religiosas, declarou o Departamento de Estado.

De acordo com o Departamento de Estado, os iranianos também detiveram recentemente mais de uma dúzia de cristãos.

"Os Estados Unidos estão cada vez mais preocupados com a actual perseguição aos Baha'is do Irão e a outras comunidades religiosas minoritárias", disse Philip J. Crowley, secretário adjunto para assuntos públicos, numa declaração.

A condenação do Departamento de Estado vem um dia depois de ter publicado um relatório sobre direitos humanos no Irão, que arrasou o governo do país por abusar das minorias religiosas, entre outras críticas.

"A retórica e as acções do Governo criaram uma atmosfera ameaçadora para praticamente todos quase os grupos religiosos não-xiitas, principalmente para os bahá'ís, bem como para os muçulmanos sunitas, os cristãos evangélicos, e membros da comunidade judaica," afirma o relatório.

O Irão é uma república islâmica xiita, onde o Islão é a religião do Estado.

O governo iraniano não respondeu directamente ao Departamento de Estado na quinta ou sexta-feira. No entanto, na sexta-feira, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad criticou o Ocidente por ignorar princípios religiosos como o monoteísmo.

Num encontro com intelectuais iranianos ", o presidente salientou que devem ser feitos [muitos] esforços para promover a justiça ... e apoiar [a campanha] contra os opressores e ajudar o monoteísmo florescer,", noticiou a agência dnoticiosa semi-oficial iraniana Fars.

O relatório do Departamento de Estado, declara que o governo do Irão impede os Baha'is de se reunirem em casas para [actos de] culto e expulsa os Baha'is das escolas públicas, universidades, do sistema de segurança social e lugares de liderança na administração pública, a menos que ocultem a sua fé.

"O governo pressionou repetidamente Baha'is para negar as suas crenças religiosas em troca de isenção de maus-tratos", diz o relatório.

Todos os sete membros do órgão dirigente Baha'i do Irão, que foram presos em 2008, permaneciam na prisão no final de 2009, de acordo com o relatório.

A fé Baha'i foi fundada no Irão no século XIX. Hoje, os Bahá'ís são a maior minoria religiosa do país, com 300.000 membros, de acordo com o site oficial Bahá'í.

O relatório do Departamento de Estado também acusa o governo iraniano pela destruição de uma biblioteca e sala religiosa de Sufi em Isfahan; pela demolição de várias mesquitas sunitas; e por exigir que os grupos de cristãos evangélicos apresentem listas de membros das suas congregação ao Governo.

O relatório foi parte de uma publicação mais ampla do Departamento de Estado sobre direitos humanos em 194 países.

-----------------------------------------------------
FONTE: State Department criticizes Iran for persecuting religious minorities (CNN)

Sobre este assunto:
US 'concerned' at Bahai persecution in Iran: official (Arab Times, Kuwait)
United States Concerned Over Iranian Religious Persecution (RFE/RL)
U.S. “concerned” about Iran Baha’i persecution (The Hindu)
U.S. criticizes Iran for religious persecution (Reuters)
EEUU critica a Irán por persecución religiosa (Reuters - América Latina)
Droits de l'homme: les Etats-Unis inquiets pour internet et les minorités (France24)
U.S. State Dept. Speaks Out Against Rise of Religious Persecution in Iran (Christian Post)

O relatório publicado:
Persecution of Religious Minorities in Iran (US State Department)

Sem comentários: