domingo, 18 de abril de 2010

Bahá'í, uma religião sem dogmas

Artigo publicado no jornal colombiano El Tiempo.
--------------------------------------

Os seus praticantes não têm rituais nem autoridades e procuram a unidade de todas as religiões para alcançar a paz mundial.

Não têm dogmas ou rituais. Nem padres ou pastores. Não são governados por hierarquias e não adoram imagens sagradas. Não recrutam almas nem usam trajes bizarros.

Eles são praticantes da fé Bahá'í, uma jovem religião monoteísta - tem 150 anos - considerada uma das religiões com mais rápido crescimento no mundo e sobre o qual pouco se conhece na Colômbia.

Actualmente, existem cerca de 32.000 colombianos dedicados a essa religião que, no meio das noções básicas dos seus princípios, tem grandes objectivos: a unidade de todas as religiões e a paz mundial. No mundo estimam-se que sejam cerca de seis milhões de fiéis, em mais de 200 países.

Uma festa Baha'i em Bogotá

Na Sede Nacional Baha'i, uma grande casa tradicional, situada em Bogotá, no bairro La Soledad, a 100 metros da paróquia de San Alfonso, reúnem-se para orar, partilhar os conhecimentos adquiridos a partir do Kitáb-i-Aqdas (o livro sagrado, na sua tradução do árabe), e para comemorar ocasiões especiais.

Doris Sanchez diz que é o património vivo desta confissão no país. Filha de um maçon e de uma católico devota, encontrou a fé Baha'i aos 12 anos. Vivia, então, com a sua família em Bucaramanga.

Conta que um dia, o seu pai decidiu ouvir Gayle Woolson, uma americana que há muito tempo queria falar sobre isso. O homem ficou tão impressionado que imediatamente falou com sua família sobre a religião desconhecida. Em pouco tempo, todos se converteram à fé Baha'i.

Doris recorda que esta fé foi para a Colômbia, em 1942, pelas mãos de um alemão, Gerard Sluter. Instalou-se em Bogotá e gradualmente plantou sementes. A mulher, viúva há 15 anos, resume o que significa ser praticante deste credo: "É viver uma religião sem medo de castigo ou esperança do céu. É simplesmente a divina arte de viver."

Um Deus e uma raça

A Fé Bahá'í ensina que há um só Deus e uma única raça humana; os seus seguidores estão convencidos de que todas as religiões se devem unir para formar uma nova civilização, baseada na espiritualidade, serviço social, preservação ambiental ambiente, educação e solidariedade.

Zulay Posada é uma engenheira que abraçou a fé Baha'i 18 anos atrás, quando fez um Mestrado em Genética na Bélgica. Ela nota que Bahá'u'lláh (1817-1892), fundador da religião é o profeta mais recente numa linha sequencial de mensageiros divinos. De acordo com essa crença, Bahá'u'lláh foi antecedido pelo Báb (o Profeta que anunciou) e veio depois de Maomé, Cristo, Buda, Zoroastro, Moisés e Krishna. Todos eles, de acordo com os Bahá'ís, são manifestantes da mesma divindade. Assim, esta religião espera que a unidade de todos os seres humanos, vêm do hinduísmo, budismo, cristianismo ou do islão.

Em suma, cada confissão traz o melhor, porque "a base de todas as religiões é a mesma, e a religião é a causa da harmonia e unidade."

Carlos Valencia, de 18 anos, que estuda os gestão internacional na Universidade do Rosario graças a uma bolsa de estudos, disse que só conseguiu quebrar as correntes do racismo, quando se tornou um Baha'i; só então compreendeu que não era diferente por ter pele negra.

Outra coisa que o convenceu foi o facto de que na fé Baha'i todos terem a responsabilidade de investigar a verdade por si próprios e que não existe nenhum sectarismo religioso e combatem-se os preconceitos. Zulay Posada reconhece que se um homossexual vier à sua comunidade, para dar um exemplo, será recebido sem qualquer problema. "O único que pode julgar é Deus", diz ele, alertando que a fé Baha'i está sempre pronta para acolher novos apoiantes, apesar de não fazerem proselitismo.

Promover uma vida saudável

Juan Fernando Vela, 41, veterinário e coordenador da Assembleia Espiritual Local de Bogotá, disse que não há nada de extraordinário em ser Baha'i. Para eles, tudo é baseado no enriquecimento do espírito e da promoção da vida saudável e orientada, como a libertação do material. "Nós temos uma vida moderada e desfrutamos das coisas básicas, mas para outros pode ser um disparate, como sentarmo-nos para ver um pôr do sol ou ouvir um pássaro cantar", afirma Vela.

Os princípios Baha'is declaram que não deve haver sexo fora do casamento. "A sexualidade deve ser com a pessoa que estará ao lado do resto da vida, não o sexo casual; isto é parte da estrutura familiar", diz o veterinário, casado e pai de uma menina de 8 anos.

Os métodos de planeamento familiar são perfeitamente admissíveis e recomendáveis. "É responsabilidade da família saber quantos filhos quer ter ", acrescentou Vela, salientando que os Baha'is têm escrito que a religião e a ciência devem seguir no mesmo caminho.

Converte, a maioria dos colombianos, entre os crentes

95 por cento dos Baha’is colombianos são convertidos, ou seja, pessoas que estavam em religiões diferentes. A Colômbia não tem um templo, como os que existem em diferentes partes do mundo. Os seus principais santuários estão na Índia e em Israel, e mais próximo está no Panamá. La Guajira e Cauca são as regiões onde há maior presença. Os Baha'is colombianos já têm um monte na savana de Bogotá, onde esperam para construir seu templo.

Que segue a fé Baha'i:

  • Após a morte, o espírito continua a evoluir. Não retrocede, por isso não existe reencarnação.
  • Não intervêm na política.
  • São governados por assembleias democráticas.
  • Rejeitam todos os preconceitos.
  • Asseguram às mulheres a plena igualdade de oportunidades em relação aos homens.
  • Procuram eliminar os extremos de pobreza e riqueza.
  • Promovem a educação e o crescimento intelectual como princípios de vida.

P. MOJICA JOSE ALBERTO

Sem comentários: