terça-feira, 29 de junho de 2010

50 casas de Bahá'ís destruídas no norte do Irão

Cerca de 50 famílias Bahá'ís viram as suas casas destruídas numa aldeia no norte do Irão. A acção ocorreu em Ivel, Mazindaran, local onde já tinham ocorrido diversos incidentes violentos contra os Baha’is. Desta vez, os habitantes - instigados por elementos hostis à comunidade Bahá'í - bloquearam os acessos à aldeia, enquanto permitiam que diversos camiões e quatro escavadoras, demolissem as casas.

A maioria destas casas em Ivel estava desocupada; os seus proprietários tinham abandonado a aldeia após incidentes violentos ou tinham sido expulsos pelas autoridades. Em, 2007, por exemplo seis destas casas tinham sido incendiadas. Estas demolições são o mais recente desenvolvimento de uma campanha em curso, oficialmente sancionada na área que tem como alvo todas as actividades da Baha'is.

Um vídeo amador, filmado com telemóvel e publicado na internet por activistas dos direitos humanos iranianos, mostra o que parecem ser de vários edifícios reduzidos a escombros, assim como diversos incêndios.



"Eles estão proibidos de se relacionar com os muçulmanos, ou mesmo de ajudar amigos e vizinhos", afirmou Diane Ala'i, representante da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas em Genebra. "Até os mais pequenos actos de boa vontade - como levar flores para alguém que está doente no hospital ou a entrega de ofertas a um orfanato - são vistos como acções contra o regime."

"Os Bahá'ís vivem nesta região há mais de 100 anos e que já teve uma grande comunidade", disse Ala'i. "Mas em 1983, poucos anos depois da revolução iraniana, pelo menos 30 famílias de aldeias vizinhas e isso foram colocados em autocarros e expulsos. Desde então, eles tentaram sem sucesso obter indemnizações legais, ao retornar no verão para suas colheitas", acrescentou.

Em todos os media, os ataques persistentes do governo contra os Bahá'ís – juntamente com a inacção das autoridades locais para os proteger - continuaram a incitar ao ódio contra os bahá'ís na região e em todo o Irão, disse a Sra. Alai.

Os membros da comunidade Bahá'í fizeram repetidas queixas antes e após o último incidente às autoridades locais, incluindo o governador provincial em Sari. Em todos as ocasiões as autoridades negaram conhecimento das demolições ou dos motivos para estas.

Apesar de terem surgido notícias sobre os últimos acontecimento em vários sites de língua persa na sexta-feira passada, a Comunidade Internacional Bahá'í só hoje (28-Junho) foi capaz de confirmar os detalhes do incidente. As notícias mais recentes indicam que 90 por cento das residências Bahá'ís já foram demolidas.

-----------------------------------------
FONTES:
Homes demolished in campaign to drive Baha'is out of Iranian village (BWNS)
50 Houses of Baha'is Destroyed in Northern Iran (MNBR)
Baha'i Houses Demolished In Iran (RFE/RL)

1 comentário:

DAD disse...

Parece impossível ver até onde a ignorância e a maldade chegam...
É aterrador!
E pensar que nada nem ninguém poderá socorrer, naquele país estes pobres inocentes contra o
governo horroroso que têm.