sexta-feira, 4 de junho de 2010

As novas telhas do Santuário

Há algumas semanas atrás referi as obras de manutenção e restauro que decorriam no Santuário do Báb em Haifa. Hoje, uma mensagem proveniente do Centro Mundial Baha'i informava que as novas telhas douradas serão fabricadas em Portugal. Aqui fica um meu abraço de agradecimento aos Bahá'ís envolvidos neste processo.



----

4 Junho 2010

A todas as Assembleias Espirituais Nacionais

Queridos Amigos Baha'ís,

Com os corações repletos de alegria, desejamos partilhar convosco que atingimos um marco significativo no trabalho de restauro em curso no Santuário do Báb. Na sequência de extensa e exaustiva procura por um fabricante adequado - a qual terminou com sucesso em Portugal - foi assinado um contrato para produção de onze mil telhas douradas destinadas à cobertura da cúpula desse excelso Sepulcro, que irão substituir o conjunto actual, que sofreu erosão irreparável, após quase sessenta anos de exposição aos elementos. As novas telhas foram submetidas a exigentes testes laboratoriais que indicam que elas irão adornar a super-estrutura do Santuário, pelo menos, durante dois séculos. É necessário um rigoroso processo de fabrico, apoiado na mais recente tecnologia, para assegurar a excelente qualidade do produto final. As telhas serão produzidas a partir da mais pura porcelana, em vez do barro originalmente utilizado; e moldadas numa das mais de setenta formas e tamanhos únicos; aquecidas em fornos controlados por computadores a temperaturas até 1.400 graus Celsius; douradas com um acabamento reforçado preparado com uma solução do mais refinado ouro; sujeitas a selecção para eliminação das imperfeições; e depois de escolhidas, cada uma será embrulhada individualmente para protecção durante o transporte. O primeiro carregamento deverá chegar à Terra Santa em Setembro. A nossa confiança na durabilidade das telhas só é comparável à nossa satisfação por o custo envolvido não exceder o que é razoável para um tão complexo trabalho de perfeição, através do qual uma extensão de duzentos e cinquenta metros quadrados irão readquirir o brilho pretendido pelo Guardião para o augusto edifício que envolve os sagrados restos mortais de um Manifestante de Deus. Apenas uma telha original permanecerá; sob esta encontra-se, colocado pelo próprio Shoghi Effendi, um fragmento do reboco da cela da prisão de Mah-Ku onde esteve confinado o Arauto-Mártir da Fé.

[assinado: A Casa Universal de Justiça]

1 comentário:

Amir Shafa disse...

Marco, como Arquiteto, fico impressionado pela busca da perfeição que a Casa Universal coloca como meta e conquista, qualidades que possam ser transformadas em ações que dignifiquem a Nobre história da Causa! Parabéns aos Portugueses por participar efetivamente desta Conquista!