domingo, 6 de junho de 2010

Muitos dias tem o Mês



MUITOS DIAS TEM O MÊS é um documentário sobre uma realidade actual e emergente na sociedade portuguesa: o endividamento das famílias. Depois da selecção para a competição nacional e na secção 'Pulsar do Mundo' no Festival Indie Lisboa 2009, e do Prémio Especial do Júri em Santa Maria da Feira, chega às salas, com sessões comentadas a partir de 14 de Junho as 19h.

MUITOS DIAS TEM O MÊS traça um retrato de homens e mulheres que vivem uma angústia que se repete todos os meses: serão capazes de pagar os seus empréstimos e sobreviver até ao mês seguinte? Pessoas endividadas que vivem as suas vidas ao ritmo quotidiano dos prazos, das obrigações e do esforço para retomarem o controlo das suas vidas. Dia a dia. Mês a mês.



Nota da Realizadora

"Muitos dias tem o mês" procura resgatar do anonimato dos números e estatísticas, a voz e o rosto de pessoas que, entre o sonho e o desespero, entre a ilusão e o esforço, se vêm a braços com dificuldades em fazer face aos compromissos assumidos.

"Muitos dias tem o mês" surge de uma inquietação sobre uma situação humana limite, sobre a natureza do ser humano e as suas contradições. Revela a luta diária de pessoas, com os seus calendários povoados por dias em que é preciso cumprir obrigações.

"Muitos dias tem o mês" é um retrato urgente duma sociedade centrada na satisfação imediata do Eu. Uma sociedade onde tudo nos indica que a felicidade só se alcança com consumo. Só assim os nossos desejos podem ser saciados.

"Muitos dias tem o mês" propõe um olhar sobre os mecanismos de aquisição de crédito, os seus intervenientes e protagonistas. Um olhar atento que questiona e provoca a reflexão. Um olhar que, para além da apresentação de factos e informação, procura alertar e ter um efeito pedagógico na sociedade.

"Muitos dias tem o mês" põe em confronto dois padrões antagónicos: a expectativa e realidade, necessidade e desejo, prazer e disciplina. Procura reflectir sobre a nossa postura enquanto trabalhador devedor e consumidor gastador. Estes dois padrões são o reverso de uma mesma moeda: NÓS.

Biofilmografia da realizadora

Margarida Leitão nasceu a 23 Abril 1976, em Lisboa. Em 1997 terminou o curso de Cinema, área de Montagem, na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa. Encontra-se neste momento a preparar um documentário sobre os artigos de luxo manufacturados nas prisões para mulheres, intitulado Design Atrás das Grades.

Sem comentários: