sábado, 2 de outubro de 2010

Ex-assistente de Shirin Ebadi condenada a 2 anos de prisão

Jinous Sobhani, Bahá'í e ex-assistente da Prémio Nobel da Paz Shirin Ebadi foi condenada a dois anos de prisão no Irão, anunciou o site de notícias semi-oficial Mashregh. Sohbani foi presa no início de Janeiro com o marido e mais oito Baha'is, uma semana depois dos protestos contra o governo no dia da Ashura.

Os Bahá'ís foram acusados de terem participado nos protestos. Mas Diane Ala'i, representante das Nações Unidas para a Comunidade Internacional Bahá'í negou as acusações: "Eles não tinham nada a ver com as manifestações. As acusações são completamente falsas."

Este grupo de Bahá’ís esteve detido na prisão de Evin, em Teerão. A notícia divulgada hoje não esclarece se os restantes membros do grupo também foram condenados.

Sobhani, que trabalhou para o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (fundado por Shirin Ebadi), já tinha sido presa em 2009, tendo ficado detida durante 55 dias. O site Mashregh declara que a organização fundada pela Sra Ebadi foi criado para defender os Bahá’ís e acusou a Sra Ebadi de receber dinheiro de França e da Alemanha.

As autoridades iranianas vêem os seguidores da Fé Bahá'í, a maior religião minoritária no Irão, como "hereges", perseguindo-os por apostasia.

Os Bahá'ís não podem ter locais de culto, escolas, associações ou qualquer religioso independente no Irão. Além disso, um relatório da Comissão bipartidária EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional, os bahá'ís estão impedidos aceder a empregos públicos.

O Irão, porém, nega os maus tratos aos Bahá’ís e diz que os seguidores da fé são livres no país. Mas acrescenta que as actividades contra o Estado Islâmico são ilegais e, esse é o argumento usado para perseguir os Bahá’ís. Actualmente, sete dirigentes bahá'ís iranianos estão a cumprir pena de 10 anos de prisão.

--------------------------
FONTES
Iran sentences Baha'i aide to Nobel laureate to 2 years in jail (CNN)
Iran sentences Ebadi's former aide to jail (AFP)
Iran: une ancienne conseillère d'Ebadi condamnée à deux ans de prison (LaCroix)

Sem comentários: