quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A 19ª seita do Líbano?

Tradução do post Sects And The City: The 19th Sect Of Lebanon? de Seif, um libanês-canadiano. No final do texto, acrescentei duas pequenas notas da minha responsabilidade.
--------------------------------

Eles são uma seita que é indesejável em muitas partes do Médio Oriente Médio, eles não têm dirigentes religiosos, e qualquer [actividade] política de além de votar é proibida pela sua religião. Eles encontram-se no Líbano, talvez como uma pequena população, mas estão lá. O seu objectivo religioso é a unidade ea paz da humanidade, e, no entanto, islâmicos e cristãos extremistas desejam erradicá-los. Quem são eles, esta possível 19ª seita do Líbano. Bem, eles são conhecidos como bahá'ís.

A população Baha'is no Líbano varia entre 350 a 412 indivíduos (com quase metade desse número vivem fora do Líbano, a população estima-se em 624 pessoas). Vivem em muitas áreas do Líbano, de Beirute a Bekaa Ocidental ...eles estão espalhados por todo o país. Os Baha'is começaram a chegar no Líbano em 1870, instalando-se principalmente em Beirute. Originalmente, os Baha'is no país foram principalmente os persas, que se aventuravam no Líbano...mas hoje não é esse o caso. Muitos libaneses abraçaram a fé, converteram-se recentemente ou há centenas de anos atrás... mas, esperem… não acaba aí; muitos consideram-na a fé que mais cresce no interior do país. Yeap, os grupos muçulmanos podem crescer rapidamente no Líbano... mas isso é com nascimentos. A maioria das conversões no país inclina-se para o Bahaismo.

Os bahá'ís um centro em BeitMerry... situado nas montanhas do Líbano, dois cemitérios ... um em Khaldeh e outro em Mashghara (que foi criado em 1971) e, claro, um escritório que foi recentemente encerrado em HaretHreik . A maioria Bahai'is prefere viver na cidade predominantemente xiita de Mashghara, no Vale do Bekaa, por uma razão simples: eles podem praticar abertamente, orar abertamente, e proclamar livremente as suas opiniões religiosas... algo que não podem fazer em muitas partes do país. A Fé Bahá'í chegou ao Mashghara com o Imam Al-Sheikh Ja'afartahhan, originalmente um xiita, que morreu em 1923 depois de abraçar a Fé Bahá’í ...Muitas pessoas na cidade seguiram o exemplo.

Mas se eles não estão na lista das seitas reconhecidas no Líbano, em que listas se encontram eles? Eles estão classificados como xiitas, cristãos, sunitas e, às vezes drusos. Isto acontece porque os seus antepassados devem-se ter convertido a partir dessas seitas, e porque o nosso país é preguiçoso ou preconceituoso... a fé dos convertidos não foi alterado para "Baha'i". Mas o reconhecimento da fé não é seu único problema. Os seus casamentos são negados no Líbano, obrigando os Baha'is viajar a Chipre para realizar um casamento civil, e a voltar ao Líbano para registar o casamento. Uma falha do Líbano.

Não sou um especialista na Fé Bahá'í, nem sei muito sobre os bahá'ís no Líbano (embora dois maravilhosos Baha'is persas tenham cativado meu coração, e se tenham tornado dois dos meus melhores amigos), por isso decidi ir à procura um Baha'i libanês ...e depois de dois meses, finalmente, encontrei um, por isso este post pode chegar ao fim.
Perguntei a Nasser Khairallah muito simples que faz um Baha'i ser Baha'i, e como é que é ser Baha'i libanês.
Ser Baha'i no Líbano não é nada de bom ou de mau… A nossa comunidade mais forte está em Mashghara apenas porque é a mais antiga comunidade Baha'i no Líbano. Por causa das tradições Baha'i, temos um conselho com 9 membros em Mashghara que cuida de uma variedade de assuntos que vão desde o divórcio às questões da homossexualidade. Este conselho de 9 membros é o grupo de pessoas que toma o lugar de "dirigentes religiosos". Porque não temos um líder religioso como a maioria das religiões, esse conselho é o nosso "líder religioso". Em cada país onde os bahá'ís estão presentes, existe um conselho de nove membros, que cuida dessas questões. Tal como os muçulmanos, fazemos um "zakat", que é de 19% do nosso rendimento que damos a um dos membros do nosso conselho, que por sua vez, tem o dever de distribuí-lo aos pobres no Líbano ou nos países vizinhos[1]. O nosso livro religioso chama-se "Al-Kitab el Aqdas", e foi escrito pelo fundador da nossa religião.

Somos diferentes da maioria das seitas no Líbano em muitos níveis. A Fé Bahá’í é-nos ensinada até aos 15 anos de idade. Depois aprendemos muitas sobre outras religiões, e é-nos dada a opção de ser bahá'í ou seguir outra fé. Nós podemos casar [com pessoas] de qualquer religião ou seita que nos rodeia, sem quaisquer problemas para os nossos pais e familiares. Isto é simplesmente porque nós enfatizamos a "unidade de Todos os credos e religiões". Também enfatizamos que os ensinamentos do profeta Maomé não foram sujeitos a qualquer forma de desrespeito ou subestimados, e na sua obra "O Livro da Certeza" Bahá'u'lláh expressou o Seu apreço pelo Profeta Maomé e defendeu a sagrada Bíblia cristã.

Sexo antes do casamento e álcool são estritamente proibidos, mas estamos autorizados a comer carne de porco…Podemos votar nas eleições, mas apenas de uma forma que melhor sirva a unidade entre o povo; entrar na política é estritamente proibido, e isso irá resultar em ser anulada como Baha'i[2]. No Líbano praticamos abertamente e livremente, porque esconder nossa fé também é proibido. O maior problema que enfrentamos no Líbano é o casamento, porque temos que ir a Chipre ou à Europa para conseguir um casamento civil. Não somos reconhecidos como uma seita legal no país... apesar de existirem muitas à nossa volta. Eu não sei mais o que dizer sobre os bahá'ís... Eu só acho que seriamos uma mais-valia para a sociedade libanesa, de que somos parte!

O Líbano prega sobre liberdades religiosas e de aceitação, mas não é esse o caso! Aceitamos todos e acolhemos todas as seitas, mas ainda Líbano não nos aceita. O Bahrein e Jordânia aceitam-nos, aceitam os nossos casamentos e nossa identidade religiosa, embora sejam nações religiosamente muito conservadoras...é frustrante. Agradeço-lhe que fale sobre isso, pois é uma questão muito importante. Temos cemitérios, e um centro... Mas para quê, se não temos o reconhecimento religioso pelo governo? Os libaneses de diferentes seitas não têm nenhum problema connosco; porquê o governo? São influências externas que nos mantêm nesta situação...Egipto, Arábia Saudita e Irão não nos aceitam e até nos perseguem, e eu acho que é por isso. Este país tem um monte de merda que precisa de mudar…

----------------------------------

COMENTÁRIOS:
[1] – O Zakat referido é, na verdade o Huquq'u'llah. Os 19% incidem sobre as poupanças e não sobre os rendimentos. O autor usou o termos Zakat para ser entendido por uma audiência muçulmana.
[2] – O envolvimento em actividade partidária implica a quebra dos vínculos à Comunidade Bahá’í.

Sem comentários: