domingo, 29 de maio de 2011

Porque é que um Baha’i não deve estudar?

Artigo de Sohrab Ahmari, escritor e activista Irano-americano, publicado no Huffington Post.

--------------


No inverno passado, quando desabrochavam as primeiras flores da primavera árabe, eu estava ocupado co-edição de uma compilação de ensaios sobre dissidentes no Oriente Médio. Foi uma experiência inspiradora. Escritos no período entre 2005 e 2010, os ensaios pareciam extraordinariamente premonitórios, considerando o desenrolar dos acontecimentos em lugares como a Tunes, Cairo, Manama, Daraa e Benghazi. Ali estavam dezenas de jovens homens e jovens mulheres de toda a região partilhando seus sonhos de um futuro livre - quando a ditadura inveterada ainda pareciam uma característica permanente da vida árabe.

Editar ensaios do meu país natal, Irão - onde o regime mais repressivo da região esmagou violentamente uma revolta semelhante apenas dois anos antes - foi mais doloroso. E nenhum foi mais do que um trabalho escrito por uma jovem iraniana que se identifica apenas como "TT" de modo a não comprometer a sua já precária segurança pessoal.

TT é membro da minoria Bahá’í. Fundada no século 19, na Pérsia, a fé Baha'i proclama que todas as religiões do mundo são igualmente divinas. Desde aquela época, os Bahá’ís têm sido perseguidos no Irão e em todo o Oriente Médio. O actual regime iraniano sente-se particularmente ameaçado pela religião, porque os seus profetas vieram depois de Muhammad (considerado pela teologia islâmica como último profeta de Deus) e porque alguns de seus lugares santos estão localizados no actual Israel.

A discriminação contra os Bahá’ís iranianos está consagrada na Constituição e nas leis da República Islâmica. Convencido de que se trata de um "movimento político" que visa minar o Islão, os muláhs impediram o reconhecimento oficial da Fé Bahá'í. Os dirigentes Bahá’ís são frequentemente perseguidos e detidos arbitrariamente. Aos Bahá’ís também é negado o acesso ao sistema de ensino superior do Irão – um aspecto mais cruel do tratamento do regime a uma comunidade que atribui um alto valor à educação.

O ensaio de TT aborda o impacto desta política perversa sobre os jovens iranianos Bahá’ís como ela. Ela descreve a amarga desilusão que sentiu como um estudante do ensino secundário após a obter o primeiro lugar numa olimpíada de língua árabe - apenas para ser excluída da prova seguinte, de âmbito nacional. TT também conta como uma professora da expulsou a sua irmã apenas por ser Bahá'í (posteriormente, outro professor aceitou-a depois dela vencer uma prova regional de ciência).


O momento mais comovente no ensaio vem quando "Zhinus", uma velha amiga da família e uma aluna aplicada, recebe o precioso cartão admissão para o exame nacional de admissão à universidade - e depois vê o vigilante do exame rasgar o cartão em pedaços à frente dos seus olhos.

Protegida pelo anonimato, TT desafia directamente os governantes clericais do Irão: "Porque é que um Bahá’í não deve estudar? O que é que as pessoas da minha Fé fizeram para merecer tal tratamento? Por que uma fé, que vê todos os seres humanos como iguais e apela para que todos se amem, merece isto?" Ela conclui o seu ensaio partilhando o seu sonho de continuar a sua educação apesar de todas as dificuldades.

O sonho de TT sonho tornou-se ainda menos provável de se realizar do que era quando escreveu o ensaio. No passado fim-de-semana [21-22 de Maio], as autoridades iranianas executaram um ataque coordenado contra as residências particulares de 30 pessoas ligadas ao Instituto Bahá'í de Ensino Superior (BIHE). Fundado tranquilamente pela comunidade, o BIHE oferece cursos de educação à distância e online, respondendo às necessidades dos jovens Bahá’ís de entrar na faculdade. (Um "campus" físico é constituído por dezenas de casas particulares que serviam como salas de aula e instalações administrativas, foi encerrado pelo regime no início do ano 2000.)

Embora os seus cursos não tenham sido reconhecidos internacionalmente, muito os diplomados do concluíram com sucesso programas de pós-graduação em conhecidas universidades ocidentais, graças tanto ao rigor académico da sua rede privada de ensino como aos grupos de pressão por parte das comunidades Bahá’í na Europa e América do Norte. Mas mesmo essa pequena dose de oportunidades para os Baha'is do Irão era aparentemente demasiado para os paranóicos muláhs, que agora acusam os administradores do BIHE de usar a sua rede para "espiar" contra o Irão.

A sua verdadeira motivação, é clara, tem sido eliminar lenta e silenciosamente uma fé minoritária que - na sua ênfase no pluralismo e na solidariedade inter-religioso - envergonha a sua tirania teocrática. No entanto, os esforços clérigos provavelmente revelar-se-ão inúteis a longo prazo, tanto porque a maioria muçulmana do Irão já percebeu as suas tácticas de dividir para reinar e porque os Bahá’ís, têm-se mostrado resistentes face à enorme repressão. Como TT escreve em seu ensaio, "onde há fé, a esperança nunca morre."

Sem comentários: