sexta-feira, 3 de junho de 2011

Religiões exortam líderes dos G8 a tomar medidas ousadas sobre questões globais

Nos dias 23 e 24 de maio passado, teve lugar em Bordéus a sétima Cimeira dos Líderes Religiosos dos G8. A Fé Bahá'í respondeu ao convite enviando dois representantes: Susanne Tamas, do Canadá, e Barney Leith, do Reino Unido.

Os dois delegados Bahá'ís reuniram-se com cristãos, judeus, muçulmanos, xintoístas e sikhs, bem como com outros membros de organizações inter-religiosas, para deliberar sobre questões relacionadas com as agendas do G8 na Cimeira de Deauville e do G20 na Cimeira de Cannes, agendadas para 3 e 4 de Novembro de 2011.

O Moderador da Cimeira, Sua Eminência o Metropolitano Emmanuel Adamakis, Co-Presidente do Conselho das Igrejas de França, disse aos participantes que eles estavam ali reunidos não só como líderes religiosos, mas também como representantes da humanidade, falando a uma só voz para os líderes dos países G8 e G20.

Desta reunião saíu uma declaração, aprovada por unanimidade, que posteriormente foi apresentada ao Secretário-Geral dos G8.

Além das recomendações visando cinco grandes temas - a reforma da governação global, a situação macro-económica, as alterações climáticas, o desenvolvimento e investimento na paz - a declaração dizia ainda que deviam ser convidados representantes do continente Africano e do Médio Oriente para serem incluídos nas Reuniões dos G8 e dos G20, porque – dizia o comunicado "As nossas diferentes formações e experiências enriqueceram a nossa consulta".

"O trauma do terramoto, do tsunami e do desastre nuclear, descrito pelos nossos colegas japoneses; a experiência e as aspirações dos nossos amigos dos países do Médio Oriente e a preocupação dos nossos colegas Africanos sobre a continuada marginalização em se fazer ouvir a sua voz, sublinhou a urgência das questões em estudo ". A declaração concluía exortando os G8 e os G20 "para continuarem a expandir e a fortalecer a resposta global necessária para desafios globais."


Representantes do Judaismo, Cristianismo, Islão, Sikhismo, Shintoismo 
e da Fé Bahá'í presentes no encontro de Bordéus

"Nós - os líderes das diversas comunidades religiosas em todo o mundo - comprometemo-nos, novamente, a trabalhar juntos em todas as linhas religiosas para o bem comum, com os governos e outros parceiros de boa vontade. Continuamos convencidos -.cada um de acordo com os ensinamentos da sua religião - que a justiça, a compaixão e a reconciliação são essenciais para a paz genuína", acrescenta o comunicado.

Intervenção Bahá'í

A representante Bahá'í do Canadá afirmou: "Os participantes nesta Cimeira demonstraram um desejo sincero de encontrar uma maneira de traduzir os princípios espirituais, que demonstram a sua visão do mundo, em recomendações concretas e práticas que podem auxiliar os líderes dos G8 a enfrentar os desafios que a humanidade enfrenta". E disse ainda: "O respeito e o interesse genuínos com que as pessoas se ouviram umas às outras procurando aprofundar a compreensão de questões tão complexas foi muito impressionante".

Por sua vez, Barney Leith, do Reino Unido, concordou e disse também: "O espírito de unidade infundido neste encontro foi profundamente comovente".

"Havia um forte sentimento em todos os participantes da Cimeira de que faziam parte de uma única família humana e de estarem completamente empenhados, lembrando aos líderes das nações poderosas o seu compromisso moral de reduzir o sofrimento humano."

As cimeiras anteriores foram realizadas antes de cada reunião dos G8 no Reino Unido (2005), Rússia (2006), Alemanha (2007), Japão (2008), Itália (2009) e Canadá (2010). Esta série de encontros visa identificar áreas de consenso moral entre as várias religiões.

Sem comentários: