sábado, 22 de outubro de 2011

Nora Goldeberger Buda (1923-2011)

Nora, na Escola de Verão, em Santarém (Agosto, 2011)
Nora Goldeberger Buda, nasceu em Budapeste (Hungria) em 1923, numa família de ascendência israelita. Em 1938 mudou-se com a mãe Elisabeth Goldberger Buda e a sua irmã Ilma para Copenhaga (Dinamarca). As duas irmãs estudaram francês na Escola do Convento das Irmãs Assunção, da Igreja Luterana Alemã. Converteu-se à Igreja Luterana após um ano de estudos.

Em 1949, Nora veio para Portugal, viveu em Lisboa e posteriormente, em S. João do Estoril, com o seu pai, André Goldberger Buda.

Em Portugal, Nora trabalhou como professora de línguas. E foi no “Centro Internacional de Línguas”, em Lisboa, no ano de 1960 que conheceu duas pioneiras Baha’is, Jan Coppen e Irene Benet, que também eram professoras de línguas. A amizade foi-se desenvolvendo e as conversas sobre religião sucederam com alguma naturalidade.

Em 1962, Nora aceitou a Fé Bahá’í.

Durante vários anos serviu na Assembleia Espiritual Local dos Baha’is de Lisboa, e posteriormente na Assembleia Espiritual Local dos Baha’is do Estoril. A sua constância ao serviço da Comunidade Bahá’í foi a sua característica distintiva. Foi através dela que muitos membros da Comunidade Bahá’í tiveram o primeiro contacto com a Mensagem de Bahá'u'lláh.

Faleceu hoje no Hospital de Cascais.

Que Deus Misericordioso lhe abra as portas do Reino de Abhá!

1 comentário:

DAD disse...

Pois é! Foi mesmo assim! Uma grande dessiminadora da mensagem Bahá'i. Viveu até aos 88 anos e concerteza entrará feliz no Reino de Abhá!