terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Presidentes de Universidades canadianas defendem Educadores Bahá'ís

Allan Rock e  Lloyd Axworthy
Os Presidentes das Universidades de Winnipeg, Lloyd Axworthy, (ex-ministo dos Negócios Estrangeiros do Canadá) e de Ottawa, Allan Rock, (ex-embaixador do Canadá na ONU) apelaram a todos os seus colegas canadianos para se juntarem a eles exigindo o fim das perseguições aos estudantes e educadores Bahá'ís, no Irão.

Num artigo publicado na edição canadiana do jornal "The Huffington Post", afirmam o quão "profundamente perturbados" se sentem por ser negado o acesso à educação superior aos Bahá’ís no Irão, e exprimem a sua preocupação por o "brutal regime de Teerão fazer orelhas moucas" aos apelos para acabarem com esta sistemática perseguição.

"Como presidentes de Universidades canadianas", escrevem, "damos um enorme valor ao acesso dos jovens ao conhecimento e às aptidões de que precisam para ter sucesso no mundo de amanhã. Consideramos a Educação como uma chave para um futuro melhor para todos os povos, e acreditamos ardentemente que todas as pessoas têm direito à Educação."

O seu artigo chama a especial atenção para o ataque lançado pelas autoridades iranianas a uma iniciativa informal da comunidade - conhecido como Bahá’í Institute for Higer Education (BIHE) - que foi criado para oferecer educação aos jovens Bahá’ís impedidos de ingressar nas Universidades.

Entre os presos, em Maio do ano passado, por estar associada ao BIHE, estava Nooshin Khadem - uma pós-graduada MBA da Universidade de Carleton, Ottawa, que está agora a cumprir uma pena de quatro anos de prisão e um casal, actualmente a aguardar julgamento, Kamran Rahimian e Faran Hessami, que concluíram os seus estudos de pós-graduação, em Aconselhamento Psicológico, na Faculdade de Educação, na Universidade de Ottawa.

"Eles foram acusados de ensinarem sem acreditação válida", afirma o artigo. "As autoridades iranianas confiscaram os seus diplomas de graduação e, em seguida, alegaram que eles nunca os tinham conseguido."
Os Presidentes Axworthy e Rock encorajam "todos os canadianos a juntar a sua voz para apelar ao governo iraniano que retire, incondicionalmente, todas as acusações contra os Educadores, que suspenda todas as agressões contra o Bahá’í Institute for Higer Education (BIHE) e permita o acesso dos Bahá’ís à educação. Os Bahá’ís do Irão devem saber que ao resistirem à opressão cruel daqueles que os perseguem, eles não estão sozinhos."

O artigo conclui com os dois presidentes a declararem que estão "orgulhosos de se juntarem" a um "grupo cada vez maior de académicos, administradores universitários e advogados notáveis para a paz, incluindo Desmond Tutu, Romeo Dallaire e José Ramos-Horta" que "condenam o regime do Irão, na sua recusa ao direito à educação".

---------------------
FONTE: Canadian university presidents speak out for Baha'i educators (BWNS)

Sem comentários: