quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Irão: bloqueio económico contra os Bahá’ís

A campanha do governo iraniano para arruinar economicamente os Bahá’ís não mostra sinais de abrandamento. Segundo informações recebidas pela Comunidade Internacional Bahá’í, esta campanha assumiu proporções significativas na cidade de Kerman (centro-sul do Irão).

"Fomos informados que o Departamento de Supervisão de Espaços Públicos negou a renovação de licenças - e revogou algumas já existentes - a empresas pertencentes aos Bahá’ís na cidade", declarou Bani Dugal, principal representante da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas. "Uma vasta gama de profissões estão a ser alvo - desde lojas de venda e reparação de computadores, até aos correctores de imóveis. Os Bahá’ís envolvidos na venda de ferragens, aço, ou ouro estão a perder as suas licenças, assim como as empresas de produtos alimentares, serviços de saúde e cosméticos e de oftalmologia", acrescentou.


Vários Bahá’ís de Kerman foram também informados de que não estão autorizados a possuir muitas lojas na mesma rua. "As autoridades foram ao ponto de revogar as licenças de parceiros de negócios dos Bahá’ís, mesmo quando estes não são membros da Fé Bahá'í", disse a Sra. Dugal.

Desde a Revolução Islâmica de 1979, milhares de Bahá’ís perderam os seus empregos ou fontes de subsistência. Em 1993, a ONU revelou um memorando do governo iraniano - aprovado pelo Líder Supremo do país – que delineava explicitamente um plano para "bloquear" o "desenvolvimento da comunidade Bahá’í iraniana."

Para além da limitações colocadas aos jovens Bahá’ís no acesso ao ensino superior, é claro que as autoridades continuam com uma série de outras acções para levar a cabo esta política, afirmou a Sra. Dugal. "Recebemos relatos de pelo menos 60 incidentes nos últimos cinco anos, destinados a reduzir as perspectivas económicas dos Bahá’ís", informou.

Alguns exemplos recentes incluem:
  • De 2 a 12 de Janeiro de 2012, mais de 70 por cento das empresas de Bahá’ís, em Sari e Ghaemshahr (província de Mazandaran), e outras em Gorgan e Gonbad (província de Golestan), foram sujeitas a rusgas para tentarem encontrar algum pretexto que justificasse ameaças ou detenção de bahá'ís. As autoridades revistaram ainda as residências de Bahá’ís, que trabalham em casa, em alguns casos há mais de dois anos, desde que foram obrigados a fechar as suas lojas.
  • Em Julho de 2011, o proprietário Bahá’í de uma loja, em Abadan recebeu uma notificação da união dos retalhistas e fabricantes de jóias, relógios e óculos, exigindo-lhe a devolução da sua licença de trabalho e a liquidação dos seus bens dentro de 24 horas;
  • Em Junho de 2011, uma loja de óptica foi selada sob o pretexto de transferir a licença para um novo local. O chefe do Departamento de Supervisão de Espaços Públicos informou que a ordem para selar a loja tinha sido emitida pelas autoridades superiores. A loja já tinha sido fechada pelas autoridades em Dezembro de 2008, juntamente com quatro outras lojas de Bahá’ís, em Nazarabad. Mas depois de uma batalha legal, o proprietário conseguiu reabri-la num novo local, apenas para ser selada novamente.
  • Após uma onda de ataques incendiários a uma dúzia de empresas de Bahá’ís em Rafsanjan, no final de 2010, foram enviadas cartas de aviso, a cerca de 20 casas e empresas, exigindo que os Bahá’ís assinassem um compromisso para "se absterem de ter contactos ou de criar amizades com os muçulmanos "e de" utilizar ou contratar estagiários muçulmanos. "
  • No início de 2009, na cidade de Semnan, a associação dos Sindicatos fez sair um regulamento declarando que nenhum Bahá’í podia receber licença comercial. Logo a seguir, uma série de empresas e lojas de Bahá’ís em toda a cidade, foram fechadas ou seladas.
  • Num exemplo de outro tipo de pressão económica, um Bahá’í, em Isfahan - pouco antes de ser demitido do seu trabalho - pediu à segurança social a retribuição do valor que tinha sido descontado do seu salário, para a pensão. Recebeu uma resposta dizendo que o seu pedido não estava a ser tratado porque era "uma falsa questão", dado o facto de que o motivo de ter perdido o emprego era a sua participação na "seita desviante bahaista". O aviso especificava ainda que, ele e outros 14 indivíduos, tinham sido demitidos com base na proibição legal de terem sido contratados, em primeiro lugar e, assim, as suas reivindicações não seriam levadas em conta.
"O direito internacional enuncia firmemente o direito das pessoas serem livres para trabalhar e ganhar a vida, sem discriminações", disse a Sra.Dugal. "No mês passado, a comunidade internacional votou esmagadoramente na ONU para condenar o Irão pelas suas contínuas e recorrentes violações dos direitos humanos. Seguramente, está na hora do Irão perceber que não pode continuar a oprimir os seus cidadãos e pensar que ninguém vai dar por isso."

-----------------------------
 FONTE: New crackdown highlights campaign to block progress of Iranian Baha'is (BWNS)


Sem comentários: