domingo, 4 de março de 2012

Marrocos: Simpósio sobre Religião, Espiritualidade e Educação

O que é espiritualidade? Como pode a educação religiosa incentivá-la? E qual o papel da religião e da espiritualidade na promoção do bem-estar da humanidade?

Estas foram algumas das questões consideradas pelos educadores, académicos e teólogos das religiões mundiais - incluindo a Fé Bahá'í - no "Simpósio Internacional sobre Religião, Espiritualidade e Educação para o Desenvolvimento do Ser Humano", realizado nos passados dias 24 a 26 de Fevereiro, em Marrakech, Marrocos.

O evento - convocado pela Fundação Guerrand-Hermès, para a Paz (GHFP) e a Aliança das Civilizações das Nações Unidas - fomentou a discussão sobre como os jovens podem aprender mais sobre religião e espiritualidade, de modo a poderem abordar questões actuais, tais como a injustiça económica e a degradação ambiental.

"O mundo de hoje enfrenta uma série de desafios sem precedentes", declarou Scherto Gill, secretário-geral da GHFP e organizador do simpósio. "Ao mesmo tempo, também estamos confrontados com tremendas oportunidades, onde os seres humanos se podem unir e viver juntos, uns com os outros, numa solidariedade global, dentro de uma grande comunidade global que trabalha para o bem comum."


Para enfrentar esses desafios e maximizar as oportunidades, prosseguiu, o mundo precisa de redefinir o seu conceito de "desenvolvimento humano" longe de um modelo de crescimento puramente económico e de forma a incluir conceitos de justiça, espiritualidade e uma compreensão mais ampla de comunidade.

"Conectividade, ética e moral derivam da dimensão espiritual do ser humano", disse a Dra. Gill. "Portanto, há uma necessidade urgente de educar a fim de desenvolver uma consciência mais profunda das dimensões espirituais nas nossas vidas."

Os participantes descreveram o simpósio como estimulante e inspirador. Entre eles, Jocelyn Armstrong - uma educadora neozelandesa - afirmou que este simpósio a ajudou a compreender a importância de uma abordagem holística da educação religiosa.

"Pode-se discutir questões como a honestidade e a integridade, na sala de aula, e depois ver como as religiões encorajam essas virtudes", declarou, "ou como as religiões valorizam o meio ambiente."

Diane Evans, uma capelã de Hereford Sixth Form College, no Reino Unido, defendeu que muitas vezes nem existe o conhecimento correto sobre as crenças religiosas. "Quanto mais nos pudermos juntar para falar sobre como melhorar a educação religiosa, mais podemos esperar que possa vir a ser incluída nos programas, podendo assim acabar com muitas tensões", afirmou.

As deliberações foram inspiradas em vinte trabalhos apresentados pelos participantes, incluindo um documento de trabalho da Comunidade Internacional Bahá'í (BIC), que demonstrou como os conceitos de religião e "desenvolvimento humano" podem ser mais bem integrados na educação.

"Isto levou a uma discussão sobre a diferença entre educação religiosa e educação espiritual", disse o representante da BIC, Ming Hwee Chong.

"É somente através da educação", disse ele, "que o potencial latente em cada ser humano se pode desenvolver, ser expresso e, finalmente, servir para beneficiar o indivíduo e a sua comunidade."


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FONTE: In Morocco, symposium explores religion, spirituality and education (BWNS)

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