terça-feira, 28 de agosto de 2012

Leva Khanjani: Prisioneira de Consciência


Leva Khanjani, uma cidadã Bahá’í proibida de continuar a estudar, compareceu na prisão de Evin, em Teerão, sábado, 25 de Agosto, 2012 para começar a cumprir a sua pena de dois anos de prisão.

Leva Khanjani e o seu marido, Babak Mobasher, foram presos pela primeira vez em 3 de Janeiro de 2010 e posteriormente transferidos para a prisão de Rajaee Shahr. O casal foi libertado sob fiança no dia 1 de Março de 2010. O Tribunal Revolucionário de Teerão condenou o casal a dois anos de prisão em 29 de Setembro de 2010. O juiz Movahed do Tribunal de Recurso de Teerão confirmou, posteriormente. a pena.

Leva Khanjani é neta de Jamaleddin Khanjani, um dos sete dirigentes Bahá’ís que foram condenados a 20 anos de prisão, depois de serem detidos em Maio de 2008. É também irmã de Foad Khanjani, que foi condenado a quatro anos de prisão pelo Tribunal Revolucionário de Teerão em 17 de janeiro de 2012. Ambos - Jamaleddin e Foad Khanjani - estão a cumprir as suas penas na prisão de Rajaee Shahr.

O pai de Leva Khanjani, Alaeddin Khanjani, também foi preso pelas forças de segurança em 10 de Fevereiro de 2010 e foi libertado sob fiança em 16 de Março de 2010.

---------------------------------
FONTE: Leva Khanjani: Prisoner of the day (Iranian.com)

Sem comentários: