domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bento XVI e o legado de Assis-2011

A.K. Merchant, ex-secretário da Comunidade Bahá’í da Índia, recorda o encontro "Peregrinos da Verdade, Peregrinos da Paz” que o papa Bento XVI organizou para assinalar o 25 º aniversário do primeiro Dia Mundial da Paz convocado por João Paulo II, em 1986. Merchant destacou a vontade do papa em envolver-se no diálogo com os outros e compromisso da Igreja Católica com a paz, justiça e harmonia.

Vinte e cinco anos depois do encontro organizado por João Paulo II, em 1986, o actual Papa convidou cerca de 300 pessoas, incluindo representantes das religiões do mundo, bem como não-crentes, de 50 países diferentes, para discutir o tema "Peregrinos da verdade, peregrinos da paz ".

Merchant era o representante Bahá’í. A religião Bahá'í reconhece os fundadores das grandes religiões do mundo, como mensageiros de um único Deus e considera todos os seres humanos como uma única raça, sem distinções sociais ou religiosas.

Para Merchant, o encontro de Assis foi significativo porque o Papa insistiu na necessidade de dialogar tanto crentes e não-crentes, sem sacrificar qualquer. Ele foi além da religião e da espiritualidade, reconhecendo que todo mundo, até que a última pessoa na terra, deve ser aceito e ouvido. "O Inclusivismo do papa revela o seu profundo respeito pela pessoa humana", acrescentou.

O dirigente Bahá’í ficou igualmente impressionado com a presença de jovens na reunião. "Milhares de jovens estavam lá quando chegámos. O seu entusiasmo e amor pelo Papa eram incríveis."

"Bento XVI dirigiu-se a eles com dignidade, destacando o seu potencial e capacidade para ser uma força de mudança positiva na sociedade. A resposta dos jovens mostrou claramente que este papa é «uma bússola moral» para a sua geração."

-----------------------
Notícia em inglês: Baha'i leader speaks about Benedict XVI, dialogue and the legacy of Assisi 2011 

Sem comentários: