quarta-feira, 6 de março de 2013

Violência com Impunidade

Actos de Agressão contra a Comunidade Bahá'í do Irão

Num relatório divulgado hoje em Genebra, a Comunidade Internacional Bahá’í documenta centenas de incidentes - que incluem tortura, agressão física, fogo posto, vandalismo, profanação de cemitérios e do abuso contra crianças em escolas - dirigidos contra a Comunidade Bahá'í do Irão desde 2005 - tudo realizado com impunidade absoluta dos atacantes.

"Toda a situação coloca os Bahá'ís numa posição impossível, porque apenas podem pedir justiça e protecção às mesmas autoridades que sistematicamente incitam ao ódio contra eles e a um sistema judicial que trata praticamente todos os Bahá’ís detidos como inimigos do Estado ", disse Diane Ala'i, representante da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas em Genebra.

"Este relatório mostra que os ataques contra os Bahá’ís são engendrados por agentes do governo e activamente encorajados por autoridades e pelo clero xiita iraniano - e que os agressores estão bem conscientes que continuarão impunes", acrescentou a Sra. Ala'i.

Intitulado "Violência com Impunidade: Actos de Agressão contra a Comunidade Bahá'í do Irão", o relatório de 45 páginas apresenta casos de estudos e estatísticas que evidenciam uma crescente onda de violência contra os Bahá’ís - e a completa ausência de punição para os atacantes.

Centrando-se num período de sete anos (2005-2012), o relatório declara que houve pelo menos 52 casos em que Bahá'ís foram torturados ou mantidos em prisão solitária durante a detenção. De igual forma, documenta outros incidentes em que 52 Bahá'ís foram agredidos fisicamente, por funcionários governamentais (alguns à paisana) ou por ou atacantes não identificados.

O relatório também descreve 49 actos de fogo posto contra residências e estabelecimentos comerciais pertencentes a Bahá’ís, e 42 casos de profanação do cemitério. Também se registaram 30 casos de vandalismo contra propriedades Bahá'ís, mais de 200 casos de ameaças, e cerca de 300 incidentes de abuso contra crianças em escolas.


"Muitos dos ataques documentados no relatório - como os casos de tortura ou agressão na prisão - são realizados directamente por agentes do governo", disse a Ala'i. "Outros ataques, tais como incêndio, profanação do cemitério, e vandalismo, ocorrem a meio da noite, por indivíduos não identificados.

"Mas em todos os casos, esses agressores devem ser levados à justiça, como é exigido pelas leis internacionais de que o Irão é signatário. A falta de vontade do Governo para julgar esses crimes é mais um elemento da sua campanha global de perseguição religiosa contra a minoria Bahá’í ", acrescentou Ala'i.

-----------------------------------------
FONTE: Increasing violence against Iranian Baha'is engineered by government (BWNS)
RELATORIO: Violence with Impunity: Acts of aggression against Iran's Baha'i community 

1 comentário:

Anónimo disse...

Grata, Marco! És um incansável denunciador de todas estas e outras atrocidades que evidenciam que o poder nas mãos de seres incompletos e desiquilibrados pode trazer infelicidade e o sentimento de impotência daqueles sob quem descem as suas garras. Stella