sábado, 27 de abril de 2013

Prisioneiro de 67 anos em péssimas condições físicas e psicológicas

Riaz Sobhani, um cidadão Bahá’í de 67 anos de idade, preso desde Junho de 2011, por ajudar financeiramente o BIHE (Bahá’í Institute of Higher Education), encontra-se em terríveis condições físicas e psicológicas, especialmente devido à sua idade, declarou o seu filho à organização ICHRI (International Campaign for Human Rights in Iran). O prisioneiro Bahá’í foi hospitalizado em Maio de 2012 devido a um problema cardíaco grave.

"O Gabinete de Exames Médicos tinha-lhe prescrito dois meses de licença médica para os cuidados e testes médicos, mas os funcionários só concordaram com um seis semanas de licença para o meu pai, que foi concedida uma semana de cada vez, e a minha família teve que solicitar o prolongamento da licença todas as semanas. Felizmente, o meu pai pôde ficar em casa durante um mês e meio e completou os seus testes durante esse tempo. Ele entrou de licença em Março passado e voltou para a prisão no início de Abril. Mas minha família notou durante as visitas dele que as suas condições psicológicas são más e que ele estava mais fraco fisicamente. Aos 67 anos de idade, é muito difícil para ele voltar para a prisão e para suportar aquelas duras condições", disse Naim Sobhani ao ICHRI sobre a situação do seu pai.

"Depois de uma das suas artérias se ter bloqueado no ano passado, o meu pai foi para o hospital em Julho passado e foi operado; após dois dias, foi novamente levado para a prisão e não pôde receber cuidados médicos. A sua condição deteriorou-se diariamente até que Gabinete de Exames Médicos lhe prescreveu dois meses de licença médica", acrescentou Naim Sobhani.

Descrevendo as condições de higiene da prisão Rajaee Shahr em Karaj, o filho de Riaz Sobhani afirmou à ICHRI: "Cada céla foi construída para dois prisioneiros, actualmente tem 4 ou 5 prisioneiros. Em cada uma dessas célas, aparentemente, só há uma cama de metal, e esta cama é dividida entre os prisioneiros, ou a pessoa mais idosa ou doente dorme nela. Cada prisioneiro tem apenas um cobertor, e isso torna as condições muito difíceis para os presos no inverno. Os WC’s e os chuveiros da prisão são imundos e anti-higiénicos. A comida da prisão não tem qualquer qualidade, e não há fiscalização, porque eles não consideram prisioneiros como seres humanos. Naturalmente, isso é muito difícil para um prisioneiro de 67 anos".

Riaz Sobhani era membro da Assembleia Bahá'í em Teerão antes da sua dissolução em 2008, quando sete dirigentes da comunidade Bahá’í foram presos e, posteriormente, condenados a 10 anos de prisão, cada um. "Em Junho, completam-se dois anos desde que meu pai foi preso. Esperamos que ele seja liberado, pois ele já terá cumprido metade da sua pena. Nós só esperamos que os seus advogados e as autoridades possam fazer isso acontecer, pois a prisão é realmente muito difícil para um homem velho e doente e cada dia da sua permanência na prisão torna-o mais fraco. Espero que as autoridades judiciais ouçam as nossas vozes e o libertem", disse Sobhani ao ICHRI.

Sobhani foi julgado em 1 de Outubro de 2011, no Ramo 28 do Tribunal Revolucionário de Teerão, pelo Juiz Moghisseh, sob a acusação de "prestar assistência financeira ao BIHE", e foi condenado a quatro anos de prisão. A sua pena foi confirmada na fase de recurso. O primeiro advogado de Riaz Sobhani, Abdolfattah Soltani, também está actualmente na mesma prisão.

-------------------------------------------------------------
FONTE: 67-year-old Baha’i Prisoner’s Psychological and Physical Health Suffers (ICHRI)

Sem comentários: