sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cineasta Iraniano leva a Fé Bahá'í aos écrans de Jerusalém



NOTA: A Euronews não refere que Eona - o jardineiro da Papua Nova-Guiné - trabalha nos Jardins do Centro Mundial Bahá'í em Haifa. De certa forma, este documentário é uma tentativa de levar a Fé Bahá'í a audiências iranianas (que possui uma visão distorcia baseada em meias verdades e propaganda oficial do regime iraniano).

* * * * * * * * *

O último documentário do exilado realizador iraniano Mohsen Makhmalbaf: “O Jardineiro” é sobre um homem de Papua Nova Guiné. Explora o papel da religião na sociedade moderna e foi apresentado no Festival de Cinema de Jerusalém.

Mohsen Makhmalbaf: “No Médio Oriente, a geração jovem pensa que a religião destruiu o Médio Oriente. E eu tento colocar em perspetiva a minha idade, a minha geração, porque alguns deles acreditam numa religião. Tento focar uma das religiões que é mais pacífica”.

O documentário foi filmado principalmente em Haifa e em Jerusalém.

Um realizador iraniano fazer um filme em Israel é pouco habitual. Os iranianos não são autorizados a viajar para Israel.

Makhmalbaf enfrenta vários anos de prisão se voltar ao Irão: “Acreditamos que, após 33 anos de mau regime que tivemos, estamos prontos para a democracia. O problema do Irão é a América, os países europeus não estão prontos para a nossa democracia. Pensam somente no controle da bomba atómica. Mas acreditamos que se pudéssemos ter um governo democrático, não fariam bombas atómicas.”

Makhmalbaf está a ser homenageado como convidado especial no Festival de Cinema de Jerusalém, com aa exibição de alguns dos seus filmes mais marcantes.

“O Jardineiro” foi calorosamente recebido pelo público.

voxpop: “É um dos filmes mais deliciosos que eu já vi em muito tempo e acho que isso reflete o espírito do cineasta, que é o processo de pa

z em todos os sentidos, mas também expande as ideias sobre a religião.” voxpop:“O filme em si é maravilhoso, muito poético, muito observador, mas acho que o significado de ele estar aqui vai muito além da exibição deste filme específico. Acho que ele é uma pessoa incrivelmente corajosa.”

“O Jardineiro” ganhou o Aleph de Ouro para Melhor Documentário no Festival internacional de Cinema de Beirute em 2012 e tem sido elogiado por críticos de cinema em todo o mundo, como um dos mais importantes filmes iranianos lançados este ano.

---------------------------------
FONTE: Irão no grande ecrã de Jerusalém (Euronews)

Sem comentários: