domingo, 4 de agosto de 2013

Fatwa de Khamenei provoca críticas e condenações

A fatwa de Khamenei - que descrevia a Fé Bahá’í como "depravada e enganadora" - tem provocado várias críticas e condenações de diversos governos e organizações.

O governo do Canadá criticou o regime iraniano devido à sua “persistente e generalizada perseguição das minorias religiosas”. Andrew Bennett, embaixador do Canadá para a Liberdade Religiosa acrescentou que “os mais recentes comentários de ódio de Khamenei contra a pequena Comunidade Bahá’í do Irão mostram mais uma vez as verdadeiras intenções e sentimentos do regime iraniano”

"O seu apelo instando os iranianos a evitar interacções com este segmento pacífico da população do Irão apenas pode causar mais danos à perseguida Comunidade Bahá’í." Bennett recordou que "os Bahá’ís no Irão têm sofrido muito devido ao ódio que lhes é deliberadamente dirigido pela liderança iraniana. Atingir os Bahá’ís e outras comunidades religiosas é uma tentativa mal concebida para desviar a atenção dos iranianos das falhas internas do regime."

Também a Christian Solidarity Worldwide (CSW) manifestou a sua preocupação com o futuro das minorias religiosas no Irão depois da fatwa emitida contra a comunidade Baha'i. Mervyn Thomas, director executivo da CSW, lembrou que fatwas anteriores provocaram repressão "intensa" sobre os membros da comunidade Bahá’í, e apelou ao Líder Supremo e ao presidente eleito para defender os direitos dos Bahá’ís como cidadãos iguais e garantir a liberdade religiosa para todas as comunidades religiosas.

"Havia um optimismo cauteloso após a eleição de Hassan Rouhani, que prometeu uma abordagem mais moderada do que o seu antecessor. No entanto, esta notícia levanta questões sobre se ele será capaz de fazê-lo, uma vez que o poder supremo reside claramente noutro lugar", afirmou. "A fatwa também põe em causa a possibilidade de qualquer melhoria na situação das minorias religiosas do Irão".

Por seu lado, a Freedom House denunciou a fatwa, manifestando a sua profunda preocupação pela possibilidade deste decreto ser um precursor de uma nova ofensiva contra os Bahá’ís. Esta organização instou a República Islâmica a abster-se de mais repressão contra os Bahá’ís e a permitir que os seguidores de todas as religiões possam praticar a sua fé sem discriminações.  

-------------------------------------
FONTES:
Canada slams Iran's hateful remarks against Bahá’í's (SUN News)
Fatwa against Baha'i community prompts concerns for Iran's religious minority (Christian Today)
Freedom House Condemns Recent Fatwa Against Baha’i Faith in Iran

Sem comentários: