terça-feira, 3 de setembro de 2013

Depois da libertação, o reencontro com familia e amigos

Um homem de 86 anos, que esteve preso no ano passado no Irão por causa da sua fé Bahá’í, de acordo com sua família, esteve em Schaumburg num conferência Bahá’í onde reencontrou amigos e familiares que não via há anos.

O sr. Mohammad-Hossein Nakhaei (foto de Heather Charles, Chicago Tribune)

Depois de ser libertado de uma prisão iraniana, em Abril, Mohammad-Hossein Nakhaei foi para Itália onde se reuniu com sua esposa e, depois mudaram-se Vernon Hills para estar perto da sua filha, Nasrin Nakhaei.

Nasrin Nakhaei, que se mudou para os Estados Unidos há 12 anos, disse que o seu pai foi libertado da prisão mais cedo do que o esperado depois de pagar uma multa. Ele recebeu um indulto devido à sua idade, esclareceu.

"Sabe… eu não podia acreditar", disse Nasrin Nakhaei sobre a libertação do seu pai. "Foi o melhor dia! O 21 de Abril foi o melhor dia da minha vida. Infelizmente, ele não pode voltar ao Irão e ele gostaria de estar lá ", disse a filha. " Ele sente falta do seu país, do seu espaço. Ele sente falta dos seus amigos."

Falando em persa - com a sua filha servindo como tradutora - Nakhaei disse que estava feliz por estar livre, mas desapontado por não ser capaz de regressar ao seu país devido à discriminação existente contra os membros da fé Baha'i.

Mohammad-Hossein Nakhaei esteve preso durante cinco anos, no início da revolução islmâmica. Em Maio de 2012 voltou a ser preso sob acusações que para a família não eram claras.

Mohammad-Hossein Nakhaei cuidava da sua esposa na época em que foi detido. Ela tem a doença de Alzheimer. Têm quatro filhas. Mohammad- Hossein Nakhaei disse - através da sua filha - que quando estava na prisão, ele pensou muitas vezes que nunca mais veria a sua esposa ou as suas filhas.

"Foi muito difícil para a minha mãe, porque ela perguntava insistentemente: 'Onde está o teu pai, onde está ele?'.Eu respondia: 'Ele está na prisão, mãe, não pergunte. Um minuto ou dois minutos depois ela repetia a pergunta", contou Nasrin Nakhaei. "Aos 85 anos voltarem a prendê-lo… foi inacreditável", disse Nasrin Nakhaei . "Mas agora estamos felizes porque ele está aqui."

Os membros da fé bahá'í têm sido perseguidos no Irão desde o início da fé em meados do sec XIX, disse Anthony Vance , diretor de relações públicas dos Bahá'ís dos Estados Unidos. As coisas pioraram depois da revolução iraniana, acrescentou.

Desde 1980 , cerca de 12 mil bahá'ís não abandonaram o Irão e instalaram-se nos EUA , de acordo com os bahá'ís dos Estados Unidos . Há cerca de 3000 Bahá'ís na área de Chicago e 170 mil bahá'ís em os EUA

-----------------------------------------------
Traduzido e adaptado de : Baha'i man imprisoned in Iran reunited with daughter (Chicago Tribune) 
Sobre este assunto: Um idoso isolado numa prisão iraniana 


Sem comentários: