quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Jesus Cristo: o Significado do Sacrifício

Por Maya Bohnhoff


Não há nada maior ou mais abençoado do que o Amor de Deus!... A essência de todas as religiões é o amor de Deus, e é a base de todos os ensinamentos sagrados.
Foi o Amor de Deus que guiou Abraão, Isaac e Jacob, que fortaleceu José no Egipto e deu a Moisés coragem e paciência.
Através do Amor de Deus, Cristo foi enviado ao mundo com o Seu exemplo inspirador de uma vida perfeita de auto-sacrifício e devoção, trazendo aos homens a mensagem da Vida Eterna...
Assim, exorto cada um de vós, a compreender o seu poder e beleza, a sacrificar todos os vossos pensamentos, palavras e acções para levar o conhecimento do amor de Deus a cada coração. ('Abdu'l-Bahá, Paris Talks, p. 82)
No texto anterior mencionei várias pessoas que os Bahá’ís consideram como mensageiros do Divino. Não era uma lista exaustiva. Na verdade, ao contrário podem ter lido ou ouvido, não existe uma lista completa, porque Pedro tinha razão: Deus tem falado connosco "desde o começo".

Quando encontrei pela primeira vez a ideia de que Deus revelou progressivamente a religião à humanidade através dos tempos, argumentei que nenhum desses outros profetas, mensageiros ou manifestantes tinha sacrificado a sua vida como Cristo fez. Ou como disse um amigo cristão durante um diálogo sobre fé: "Nenhum outro líder religioso, profeta, ou um homem que se intitula Deus, fez isso alguma vez"

Essa crença, infelizmente, não tem fundamento face à realidade; isso foi algo que percebi rapidamente à medida que estudava mais sobre as vidas e as épocas desses outros Profetas. Primeiramente, cada Mestre Divino vive uma vida de sacrifício absoluto. As culturas onde surgem consideram-nos apóstatas ou loucos. Eles são horrivelmente perseguidos devido aos seus ensinamentos - escarnecidos, ostracizados, torturados, exilados, presos, mortos. Buda foi envenenado; Zoroastro foi morto com uma espada quanto orava; o Báb foi executado por heresia, por fuzilamento, em 1850, porque ensinava que as profecias dos textos sagrados do mundo estavam prestes a cumprir-se. Bahá'u'lláh passou 40 anos da Sua vida na prisão e exílio devido à Sua suposta heresia contra o Islão; também foi repetidamente torturado, envenenado e, posteriormente enviado para a cidade-prisão de Acre, onde os seus perseguidores esperavam que morresse.

Um dos melhores resumos do que sucedeu a Bahá'u'lláh durante a Sua vida está registado no livro bíblico de Isaías, nos capítulos 52 e 53. Aí descreve-se um "homem de dor, afligido com o sofrimento", que foi "isolado da terra dos viventes"; isso aconteceu a Bahá'u'lláh, primeiro no Poço Negro de Teerão, depois numa sucessão de exílios, e finalmente em Acre, na Palestina. Apesar de tudo isto, através de um qualquer milagre que lançou o Império Otomano em turbulência, ele foi libertado de Acre e passou os Seus últimos anos numa casa de campo que tinha sido abandonada.
Foi-lhe dada sepultura entre os ímpios, e uma tumba entre os malfeitores, embora não tenha cometido crime algum, nem praticado qualquer fraude. (Isaías 53:9)
Sempre associei estas palavras com Jesus, mas perguntei-me como é que alguns dos excertos anteriores se aplicavam a Ele. Isaías profetiza sobre este Servo de Deus dizendo que:
… aprouve ao Senhor esmagá-lo com sofrimento, para que a sua vida fosse um sacrifício de reparação. Terá uma posteridade duradoura e viverá longos dias, e o desígnio do Senhor realizar-se-á por meio dele. Por causa dos trabalhos da sua vida verá a luz. O meu servo ficará satisfeito com a experiência que teve. (Isaías 53:10-11)
O Fosso Negro, Teerão
Jesus morreu e ascendeu com 33 anos de idade, deixando a sua "semente" espiritual dispersa e desmoralizada; Bahá'u'lláh regressou a Deus, com a idade de 75 anos; começava então a ver as Suas próprias profecias e ensinamentos concretizados. A própria revolução que permitiu a Bahá'u'lláh passar o final da Sua vida no campo, no exterior dos muros da prisão - onde os governantes otomanos pensavam que Ele iria sucumbir ao ar fétido, às doenças e aos maus tratos - foi um desses eventos.

Era apenas um dos eventos para que Ele alertou numa série de cartas aos reis e governantes mundiais, onde descrevia o que Deus espera deles e advertia para o que iria acontecer se não mudassem os seus hábitos avarentos e belicosos. Os destinatários dessas cartas incluíam o sultão do Império Otomano, o Xá da Pérsia (Irão), o Papa Pio IX, os líderes da jovem democracia americana e os governantes das Ilhas Britânicas e da Europa.

Uma por uma, essas profecias tornaram-se realidade, de acordo com um padrão estabelecido na Torá:
Poderás perguntar-te a ti mesmo: Como distinguiremos a palavra que não proferiu o Senhor? Quando o profeta falar em nome do Senhor e essas palavras não se realizarem, então essa palavra não veio do Senhor, o Senhor não a disse. É insolência da palavra deste profeta. Não tenhais medo dele'. (Deuteronómio 18:21-22)
Através dos sacrifícios de cada um desses grandes Seres - esses manifestantes dos nomes e atributos de Deus - o mundo em que vivemos vai progredindo, não apenas material e cientificamente, mas também espiritualmente.

--------------------------------------
Texto Original: Jesus Christ: The Meaning of Sacrifice (BahaiTeachings.org)
Texto Anterior: Jesus Cristo: os Nomes de Deus
NOTA: Todas as citações biblicas são retiradas da tradução dos Capuchinhos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Maya Bohnhoff é Baha'i e autora de sucesso do New York Times nas áreas de ficção científica, fantasia e história alternativa. É também compositora/cantora (juntamente com seu marido Jeff). É um dos membros fundadores do Book View Café, onde escreve um blog bi-mensal, e tem um blog semanal na www.commongroundgroup.net.

Sem comentários: