segunda-feira, 24 de março de 2014

Há 136 Bahá’ís presos no Irão...

...mas o Sr. Larijani acha que não!

Diane Alai, a representante da comunidade Bahá’í, reagiu às declarações feitas por Mohammad Javad Larijani, chefe do Conselho de Direitos Humanos no Poder Judiciário iraniano, no passado dia 17 Março, que afirmou que no Irão não existem Bahá'ís que estejam presos devido à sua religião.

O Sr. Larijani
"Actualmente há 136 Bahá’ís nas prisões da República Islâmica que foram presos apenas porque são Bahá’ís. Eles não cometeram nenhum outro crime", afirmou a srª Alai à organização International Campaign for Human Rights in Iran. Acrescentou que alguns Bahá’ís presos foram acusados de participar em "organizações ilegais" ou "espionagem para países estrangeiros", mas não foi apresentada qualquer evidência que provasse tais acusações.

"O sr. Larijani deve estar mal informado sobre a actual situação da comunidade Bahá’í no Irão", declarou a Srª Alai, "Caso contrário saberia que os jovens Bahá’ís não podem frequentar a universidade, que os cemitérios Bahá’ís são demolidos por tractores e que as lojas pertencentes a Bahá’ís são encerradas estão quando seus donos fecham os estabelecimentos durante os feriados Bahá’ís."

A srª Alai acrescentou que representantes de dezenas de países se reuniram com relator especial da ONU, Ahmed Shaheed para expressar as suas preocupações sobre violações de direitos humanos contra os Bahá’ís no Irão.

A representante da Comunidade Bahá'í, que apresentou um relatório à 25 ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, neste mês, afirmou que o governo iraniano não está preparado para assumir as suas responsabilidades em questões de direitos humanos e, portanto, é incapaz de cooperar para resolvê-los.

A srª Alai elogiou um grupo de activistas civis no Irão, que escreveu recentemente uma carta aberta ao presidente Rouhani pedindo direitos Bahá’ís que devem ser respeitados. "Este foi um passo muito positivo e importante", afirmou. "Todos os dias vemos mais iranianos comuns que defendem os Bahá'ís."

-------------------------------------
FONTE: Despite Officials’ Claims, 136 Baha’is Held in Prison, Says Representative

Sem comentários: