sábado, 5 de abril de 2014

Lutar por uma mão cheia de pó

Por Caitlin Shayda Jones.

Enquanto 'Abdu'l-Bahá embarcava no comboio que O levaria de Sacramento a Salt Lake City e Denver, as tropas otomanas na Europa recuavam da fronteira búlgara ao longo de uma frente que ia de Adrianópolis (Edirne) a Lozengrad (Kirklareli). A chuva forte que acompanhou a retirada persistiu durante três dias, e muitos homens desesperados largaram as suas armas ao longo da caminhada em direcção ao Bósforo.


A guerra já durava há algumas semanas. A Sérvia, a Grécia, o Montenegro e a Bulgária tinham formado uma aliança com o objectivo de recuperar todos os territórios europeus do Império Otomano. 'Abdu'l-Bahá passara pelos territórios onde eles lutavam; quando era jovem, tinha acompanhado o Seu pai, em pleno inverno, de Constantinopla até Adrianópolis, em mais um dos Seus exílios. Embora, agora estivesse a meio mundo de distância das batalhas, os sinais de guerra aproximavam-se cada vez mais fortes.

Quando 'Abdu'l-Bahá estava no comboio, vários funcionários ferroviários vieram dizer-Lhe que aquele era o mesmo comboio que O tinha levado à Califórnia. Após um breve diálogo, 'Abdu'l-Bahá perguntou-lhes: "Neste comboio há muitos passageiros gregos. Vocês sabem para onde eles vão? " Os funcionários afirmaram que eles iam juntar-se à guerra contra a Turquia.

"Deus não quer a guerra", disse 'Abdu'l-Bahá aos ferroviários. "Deus é bom para todos", afirmou. "Nós, também, deveríamos ser bondosos para com os outros". E prosseguiu: "Nós não devemos lutar por um punhado de pó . A terra é o nosso túmulo derradeiro. Será digno fazer a guerra e derramar sangue por este túmulo, quando Deus destinou que conquistássemos as cidades dos corações dos homens e nos deu um reino eterno?"

De facto, nessa mesma manhã, no Hotel Sacramento, 'Abdu'l-Bahá apelara aos californianos para que se tornassem "defensores da paz." O jornal The Sacramento Bee noticiava que Ele era "simples e modesto " quando Se sentava a falar para a sua audiência. Mas as Suas palavras eram fortes, e previam uma guerra ainda mais destruidora que se agigantava no horizonte.

"O continente Europeu parece um arsenal", disse 'Abdu'l-Bahá à Sua audiência, "um depósito de explosivos prontos a explodir, e uma faísca vai colocar toda a Europa em chamas, especialmente neste momento em que a questão dos Balcãs está perante o mundo".

A primeira Guerra dos Balcãs duraria até Maio do ano seguinte, e a maioria dos Estados europeus controlados pelo Império Otomano foram repartidos pelos membros da Liga dos Balcãs. As disputas sobre a divisão da Macedónia acabaram por levar a uma segunda guerra, apenas um mês depois, entre os antigos aliados.

"Visitei o vosso Capitólio e os seus jardins", disse 'Abdu'l-Bahá nessa manhã à Sua audiência. "Nenhum outro Capitólio tem um ambiente circundante tão belo. Tal como é imponente e se distingue acima de todos os outros, também o povo da Califórnia se pode tornar o mais perfeito e enaltecido altruísta do mundo."

------------------------------------------- 
Texto original: To Fight For a Handful of Dust


Caitlin Shayda Jones é professora e escritora residente em Toronto (Canadá). Fez investigação e escreveu artigos para o site 239 Days in America.

Sem comentários: