sábado, 15 de novembro de 2014

O que é que os Baha’is acreditam sobre Deus?

Por David Langness.

Todos os reinos superiores são incompreensíveis aos inferiores; assim, como seria possível que a criatura, o homem, compreendesse o todo-poderoso Criador de tudo? (’Abdu’l-Baha, Paris Talks, p. 25)
Acredita em Deus?

A maioria de nós acredita. As sondagens feitas com pessoas de quase todos os países, estimam que pelo menos 84 % da população global tem uma crença activa num Ser Supremo. Apenas 10% a 15% das pessoas que responderam disseram que não acreditavam em Deus.

Mesmo quando as pessoas dizem que a religião não tem nenhum papel nas suas vidas diárias, ou que não praticam qualquer religião em particular, a maioria ainda afirma que acredita num Ser Supremo.

Na China, por exemplo, a sondagem mostra que 82% da população afirma que a religião não desempenha qualquer papel nas suas vidas; mas mais de 80% afirma que acredita em Deus.

Então, se você acredita em Deus, em que é que acredita?

Esta é uma questão que recebemos muito no site bahaiteachings.org: o que é que os Baha’is acreditam sobre Deus?

Vamos apresentar uma série de textos para tentar responder a essa questão.

Mas primeiramente deixo com um grande aviso, exemplificado pela citação anterior das escrituras Bahá’ís: nenhum ser humano pode conhecer ou compreender o Ser Supremo. Tudo o que escrevo é produto da minha mente limitada e circunstanciada; e esta não consegue - nem por um momento - captar ou alcançar a realidade do seu Criador.

Uma pedra não consegue entender uma árvore. Uma árvore não consegue entender um cavalo. Um cavalo não consegue entender um ser humano. Cada um dos reinos naturais - mineral, vegetal, animal e humano e depois o Divino - tem capacidade para compreender os níveis inferiores, mas não os superiores.

Numa palestra em Londres, 'Abdu’l-Bahá referiu-se a esta imutável lei da natureza:
Ó pesquisadores do Reino de Deus! Em todo o mundo, o homem procura Deus. Deus é tudo que existe; mas a Realidade da Divindade está santificada acima de toda compreensão.

As imagens da Divindade que nos vêm à mente são produtos da nossa fantasia; elas existem no reino da nossa imaginação. Não correspondem à Verdade; a Verdade na sua essência não pode ser descrita em palavras.

A divindade não pode ser abrangida porque ela é abrangente.

O homem, que também tem uma existência real, é compreendido por Deus; por isso, a Divindade que o homem pode compreender é parcial, não é completa. A Divindade é a Verdade efectiva e a existência real e não uma representação desta. A Divindade em si contém Tudo, e não é contida.

Embora o mineral, o vegetal, o animal e o homem possuam todos uma existência real, o mineral não tem qualquer conhecimento do vegetal. Não pode compreendê-lo. Não pode imaginá-lo, nem entendê-lo.

O mesmo se passa com o vegetal. Qualquer que seja o seu progresso, independentemente do quão elevado for, jamais poderá perceber o animal, nem compreendê-lo. Não tem, por assim dizer, informação a seu respeito. Não possui audição, visão ou compreensão.

O mesmo ocorre com o animal. Por muito que se possa desenvolver no seu próprio reino, por mais apurados que se possam tornar os seus sentidos, não terá qualquer noção real do mundo humano ou das suas faculdades especiais do seu intelecto.

O animal não pode entender que a terra é redonda, nem perceber o seu movimento no espaço, nem a posição central do sol, nem pode imaginar tais coisas como a premência do éter.

Embora o mineral, o vegetal, o animal e o próprio homem sejam seres reais, a diferença entre os seus reinos impede os membros de um nível inferior de compreenderem a essência e a natureza daqueles de um nível superior. Assim sendo, como podem o temporal e o material compreender o Senhor das Hostes? É evidente que isto é impossível! (‘Abdu’l-Baha, ‘Abdu’l-Baha in London, pp. 22-23)
Com isto em mente vamos explorar a visão de Deus que nos oferecem os ensinamentos Bahá’ís, e descobrir a abordagem mística e prática da Fé Bahá’í a este grandioso mistério.

------------------------------------------------------------
Texto original: What Do Baha’is Believe about God?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

David Langness é jornalista e crítico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site BahaiTeachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.

Sem comentários: