terça-feira, 3 de março de 2015

Nova campanha anti-Bahá'í no Irão

Cartaz anti-Bahá'í colocado no metro de Teerão
Nos últimos dias, vários cartazes anti-Bahá'í têm sido colocados na maioria das estações de metro de Teerão. Esta campanha de propaganda e a detenção de 14 Bahá'ís em Teerão e Isfahan durante as últimas duas semanas sugerem que estamos perante uma nova onda de repressão contra a comunidade Bahá’í do Irão.

O site sahamnews.org afirma que os cartazes de propaganda descrevem os Bahá’ís como membros de um culto criado por potências estrangeiras cujo objectivo é espiar e modificar a cultura e a religião do povo iraniano.

Simultaneamente, a televisão e a radio têm transmitido longos programas anti-Bahá’í que repetem a mesma mensagem: os Bahá’ís são um culto, dedicam-se à espionagem e propagam a imoralidade.

Faranak, uma mulher Bahá’í de 31 anos de idade, comentou: "Fiquei chocada ao ver o cartaz na estação de metro. Não esperava que eles nos tratassem desta maneira. Apesar de estarmos habituados a um tratamento hostil e ofensivo ao longo dos anos, estes cartazes são alarmantes; fazem-nos perguntar depois de todos esses anos de perseguições e prisão, que mais é que eles nos vão fazer?"

Actualmente, mais de 130 membros da comunidade Bahá’í estão na prisão; os mais conhecidos entre estes são os sete dirigentes da comunidade Bahá’í do Irão que já cumpriram sete dos 20 anos de prisão a que foram condenados. Também se encontram presos facilitadores e membros do corpo docente do BIHE (Instituto Bahá'í de Educação Superior), que cumprem penas de 3 a 5 anos por organizarem uma universidade aberta Bahá’í online.

Durante os últimos 30 anos, a juventude Bahá’í tem sido impedida de ingressar nas universidades administradas pelo governo na República Islâmica. Embora durante a presidência de Mohammad Khatami tenha havido algum abrandamento desses abusos, a tendência alterou-se com o governo de Ahmadinejad, que retomou o tom de hostilidade e abusos oficiais contra a comunidade Bahá’í.

----------------------------------------------------
FONTE: New Wave of Attacks on Baha’is (IPW)

1 comentário:

Luiz Henrique de Andrade disse...

Muita tristeza ao ver o desrespeito à imagem do amado Mestre retratada dessa maneira ofensiva. Pobre povo do Irã vítima de um governo tão ignorante.