quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mahvash Sabet

#7Bahais7years


Mahvash Sabet, 62 anos, é uma professora e directora escolar que foi demitida do ensino público por ser Baha'i. Nos últimos 15 anos, ela dirigiu o BIHE (Instituto Bahá'í de Ensino Superior), que oferecia uma alternativa ao ensino superior para os jovens Bahá'ís iranianos. Também trabalhou como membro do Yaran (“Amigos que ajudam”), um grupo informal administrativo da comunidade do Irão.

Nascida a 4 de Fevereiro de 1953, em Ardestan, a sra Sabet mudou-se para Teerão quando tinha 10 anos. Na universidade, estudou psicologia, e obteve um bacharelato. Em Maio de 1973 casou-se com Siyvash Sabet. Deste casamento nasceram um filho e uma filha.

Iniciou a sua carreira profissional como professora e foi directora de várias escolas. Durante a sua carreira profissional colaborou com a Comissão Nacional de Alfabetização do Irão. Após a revolução islâmica, como milhares de outros professores bahá'ís iranianos, foi demitida do seu emprego e impedido de trabalhar nas escolas públicas. Seguidamente tornou-se directora do BIHE, onde leccionou psicologia e gestão.

Em Março de 2008, foi chamada à cidade de Mashad pela delegação do Ministério da Segurança, alegadamente para responder a perguntas relacionadas com o enterro de uma pessoa no cemitério Bahá'í daquela cidade. Foi detida nessa cidade no dia 5 de Março. Os restantes membros do Yaran foram detidos no dia 14 de Maio nas suas residências em Teerão.

Sem comentários: