domingo, 18 de outubro de 2015

Parecia a Última Ceia


A exibição do programa Inside Iran’s Revolutionary Courts foi apenas mais uma demonstração da face tirânica e criminosa da República Islâmica do Irão. Essa face não foi expressão de um momento de paixões revolucionárias; pelo contrário, tornou-se uma das suas características mais marcantes e repetidamente afirmada desde 1979.

Surpreendeu pelo facto de exibir pela primeira vez um filme antigo com julgamento da AEN dos Bahá’ís do Irão. Ali se vêem 7 dos 8 membros detidos perante um tribunal Revolucionário. Por vezes o filme foca cada um dos sete; outras vezes mostra todo o grupo.

O programa recolheu também o testemunho de familiares destes dirigentes Bahá’ís executados. Viram o filme pela primeira vez e não conseguem conter as emoções. A carga dramática da imagem dos sete a serem julgados, evoca memórias e diversos comentários. Um dos familiares desabafa: “Aquela imagem dos sete durante o julgamento faz lembrar o quadro da Última Ceia.”

E é verdade. Ao longo do julgamento torna-se cada vez mais claro que o seu destino está traçado. Mas eles enfrentam serenamente as questões e opiniões de um juiz, cuja palavra era a lei. Aquela “Última Ceia” era o teste derradeiro à fé de cada um.

Sem comentários: