domingo, 1 de novembro de 2015

Cemitério Bahá’í atacado na Índia

É o primeiro incidente do género naquele país

O único cemitério da comunidade Bahá'í no Rajastão foi atacado por uma multidão liderada pelo chefe da aldeia Shri Ram Ki Nangal. Os dirigentes da comunidade Bahá’í afirmaram-se estupefactos com este que é o primeiro incidente do género na Índia.

Na sexta-feira, uma multidão de 40 a 50 pessoas liderada por Nathu Jangid atacou o vigilante do cemitério, destruiu a sua casa, e vandalizou uma casa de oração, danificado as portas, janelas e outras partes de uma sala de oração que estavam em construção no cemitério, declarou Niyaz Alam, um Bahá'í da aldeia de Shri Ram Ki Nangal.

"A Autoridade de Desenvolvimento Jaipur (capital do Rajastão) tinha-nos atribuído este terreno para o cemitério no ano de 2002. No entanto, Nathu Jangid candidatou-se às eleições de Panchayat com a promessa de que ele iria reaver o terreno do cemitério", disse Alam. A polícia tomou nota da ocorrência.

Ontem, sábado, a Comunidade Bahá’í em Jaipur emitiu uma declaração em que exige uma acção imediata contra os responsáveis pelo incidente.

---------------------------
FONTES:
- Baha'i burial place vandalised (The Hindu)
- FIR lodged after mob vandalises Jaipur’s lone Baha’i burial ground (India Express)

Sem comentários: