segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Curdistão Iraquiano reconhece Bahá’ís como minoria religiosa

Mapa do Curdistão Iraquiano
O Ministério dos Assuntos Religiosos da Região do Curdistão anunciou que Judeus, Zorastrianos, Kakai e Bahá'ís terão representantes no nesse Ministério. O Governo Regional do Curdistão aprovou esta decisão e o representante Judaico já iniciou as suas funções. Não há indicação sobre a nomeação do representante Bahá’í, mas sabe-se que o Cônsul Iraniano visitou o Ministério dos Assuntos Religiosos para protestar sobre a existência de representantes Judeus e Bahá’ís.

O porta-voz do Ministério dos Assuntos Religiosos, sr. Mariwan Naqshbandi, declarou em Agosto que de acordo com a Constituição, as pessoas têm o direito a escolher e praticar livremente a sua religião, e podem ter representantes no Ministério. “Várias minorias religiosas da região do Curdistão, incluindo Judeus, Kakai e Bahá'ís terão representantes no Ministério para tratar das suas actividades religiosas no futuro”.

Não existem estatísticas sobre os Bahá’ís no Iraque. No entanto, sabe-se que existem comunidades em Bagdade e também em Sulaimaniyah (na região Curda) onde vivem com alguma segurança.

-------------------------------
FONTE:
- Kurdistan Region of Iraq recognizes Bahais as religious minority (Sen’s Daily) 
- Kurdish Religious Minorities to have Representative in KRG (BasNews)

Sem comentários: