domingo, 8 de novembro de 2015

Templo de Lótus: candidatura a Património da Humanidade

Numa Índia onde se testemunham cada vez mais episódios de intolerância religiosa, o Templo de Lotus ergue-se como símbolo de uma verdadeira paz e harmonia. Esta Casa Bahá’í de Adoração é uma maravilha arquitectónica que pode em breve vir a tornar-se parte da lista de locais Património da Humanidade da UNESCO.

A proposta foi preparada pelo Administrador do Templo e pela Comunidade Bahá’í da Índia. O Templo encontra-se na “lista provisória de locais património da humanidade” da UNESCO desde Abril de 2014. O INTACH (India National Trust for Art and Cultural Heritage) e o governo indiano tem cooperado neste processo ajudando a preparar os dossiers de candidatura.

"O templo é único e não apenas pelas suas características arquitectónicas, mas também porque simboliza os princípios da Fé Baha'i - a unidade da humanidade e de todas as religiões. A Fé Baha'i não é representada por uma estátua ou ídolo; quem vem ao templo sente uma ligação espiritual com o seu Criador, seja qual for a sua religião ou origem a que pertença", disse a Sra Nazneen Rowhani, secretária-geral da Assembleia Espiritual dos Bahá'ís da Índia.

Delhi tem actualmente três locais que são património mundial - Red Fort, Qutub Minar e o Tumulo de Humayun. A inclusão do templo de Baha'i na lista da UNESCO seria uma questão de um enorme orgulho para a capital. "Apesar da Casa de Adoração ser uma obra de arquitectura moderna, as suas raízes podem levam-nos ao simbolismo religioso da Índia antiga", afirmou um especialista em conservação de monumentos. O local foi considerado um dos edifícios sagrados mais visitados do mundo, com a média diária de visitantes a ultrapassar os 10.000, graças à ligação por Metro.

Os especialistas dizem que não há nenhuma outra estrutura em forma de lótus no mundo, que é a forma do famoso templo Bahá'í de Delhi. Demorou 10 anos a ser construído e foi inaugurado em 1986. Até hoje já foi visitado por mais de 70 milhões de pessoas, de todas as confissões religiosas.

"O Templo Baha'i pertence à Índia; nós somos apenas os administradores. É um templo para todas as comunidades, um lugar onde os muçulmanos, hindus, sikhs, cristãos e budistas coexistem e se reúnem sob o mesmo tecto para orar, '' acrescentou a Sra. Rowhani.

O processo de nomeação ainda tem um longo caminho a percorrer. A documentação do projecto de candidatura está actualmente em preparação e tem que se ser alvo de revisões periódicas pelo ASI (Archaeological Survey of India). Seguidamente, será submetido à UNESCO para uma verificação completa em Setembro de 2016; o Dossier final será entregue alguns meses mais tarde, em 01 de Fevereiro de 2017. A decisão final da UNESCO será tomada pelo Comité do Património Mundial, em Junho de 2018.

Os especialistas dizem que o Templo de Lótus tem boas hipóteses de receber o prémio, devido à sua estrutura e desenho únicos

--------------------------------------------
FONTE: Symbol of tolerance: Experts bat for world heritage tag to Lotus Temple (The Times of India)

Sem comentários: