segunda-feira, 16 de maio de 2016

Filha de Rafsanjani encontra-se com Baha’is e lança controvérsia no Irão (Daily Mail)

Um encontro entre a filha do ex-presidente iraniano Akbar Hashemi Rafsanjani e uma líder da comunidade Bahá’í - considerada herética na República Islâmica - lançou a controvérsia no Irão.

Segundo a comunicação social iraniana, Faezeh Hashemi encontrou-se recentemente com Fariba Kamalabadi uma líder da comunidade Bahá’í, a quem foi concedida uma permissão para se se ausentar da prisão durante cinco dias.

Uma foto do encontro foi publicada nas redes sociais, onde Faezeh usando um véu islâmico está sentada ao lado de Kamalabadi e outra mulher Bahá’í, ambas sem hijab.

Faezeh Rafsanjani (ao centro, com tchador) juntamente com Fariba Kamalabadi e outros Bahá'ís
Kamalabadi foi presa há oito anos atrás, juntamente com outros seis líderes da comunidade Baha’i, e condenada a 20 anos de prisão, por acusações que incluem espionagem.

Revoltados, os conservadores denunciaram o encontro de Hashemi e criticaram o antigo presidente moderado Rafsanjani, juntamente com alguns reformistas da política iraniana.

Segundo os media locais, o próprio Rafsanjani reconheceu que a sua filha "cometeu um erro que tem de ser corrigido". "A seita Bahá’í foi criada por colonialistas”, afirmou. “Esta é uma seita depravada... que rejeitamos e sempre rejeitámos".

Mas Faezeh afirmou numa entrevista ao canal de televisão Euronews Persa que apenas tinha ido visitar "uma amiga".

"Foi uma visita normal e inocente. Fui apenas visitar uma amiga; é tudo!”, declarou.

Faezeh tinha-se encontrado primeiramente com Kamalabadi quando ela foi presa em 2012, acusada de "propaganda contra o regime”.

Mas, segundo os media iranianos, o Grande Ayatollah Nasser Makarem Shirazi afirmou na segunda feira que ela devia ser processada, enquanto os comerciantes do Grande Bazar – um pilar do regime – lançaram uma petição exigindo que o promotor de Teerão tome medidas.

A controvérsia surge depois de, no sábado, Washington ter apelado a Teerão para que liberte os sete dirigentes da minoritária fé Bahá’í. John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado, também apelou a Teerão para que “garanta a liberdade de expressão, religião, opinião e reunião para todos os cidadãos”.

A seita Bahá’í foi fundada no século 19 no Irão, e não é reconhecida pelas autoridades da república islâmica.

São considerados "hereges" e "espiões" com ligações a Israel, porque o seu centro está situado na cidade de Haifa no norte de Israel.

Haifa, junto ao Mediterrâneo, tem a sede dos famosos jardins do Centro Mundial Baha’i, um lugar de peregrinação para a comunidade Baha’i.

No Irão, os Bahá’ís não têm direito ao ensino superior, a empregos na administração pública ou a realizar reuniões devocionais.

----------------------------------------
ARTIGO ORIGINAL (em inglês): Rafsanjani daughter meets Baha'is, sparks Iran controversy (Daily Mail)

2 comentários:

Marco Oliveira disse...

BBC: Tempestade política no Irão após encontro da filha de Rafsanjani com dirigente Bahá'í
http://www.bbc.com/news/world-middle-east-36320816

Marco Oliveira disse...

New York Times: Filha de um Ayatollah lança o debate sobre perseguição religiosa no Irão
http://www.nytimes.com/2016/05/19/world/middleeast/iran-bahais-amalabadi-hashemi.html