quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Irão: Casa de Bahá’u’lláh em Teerão em foco na comunicação social


No passado dia 1 de Maio, a Casa de Bahá'u'lláh situada numa rua próxima da Pamenar Street, em Teerão, foi selada, na sequência de uma decisão judicial, tendo sido salientado que qualquer tentativa para reabrir a casa seria alvo de um processo judicial. O edifício é de propriedade do governo e foi renovado em 2013.

Pelas informações recebidas, não está claro o que se conseguiu com o encerramento da casa. De acordo com a comunicação social controlada pelo governo iraniano, os Bahá’ís tinham tentado comprar as propriedades vizinhas "para desenvolver o edifício histórico como um local para reuniões religiosas e devocionais" (ou, mais provavelmente, impedir que um promotor imobiliário pudesse destruir a área). De acordo com esta comunicação social, a negligência, a ignorância e a má gestão do edifício histórico por parte dos funcionários do Ministério do Património Cultural levou-os a pedir aos Bahá’ís que tentassem - sem sucesso - registar a casa como monumento cultural.

A idade e a beleza do edifício não deixam margem para dúvidas, de acordo com estes meios de comunicação, que a recusa de registo do edifício se deveu ao preconceito anti-Bahá’í. Mas a casa não está ligada apenas à comunidade Bahá’í; é parte da história do Irão e pertence a todos os iranianos. Embora a casa seja um local sagrado para os Bahá’ís, estes, para evitar problemas, abstiveram-se de realizar actividades nas proximidades, e até mesmo de caminhar nas redondezas.


Alguns observadores salientam que o registo do edifício como monumento cultural, em particular se for incluído na lista de património mundial da UNESCO, impediria a construção de edifícios modernos na área adjacente. O encerramento judicial impede a manutenção e o processamento do registo do local como património cultural.

O Ministério dos Lugares Culturais e do Artesanato, com responsabilidades na protecção do património e no desenvolvimento do turismo, está a ser responsabilizado por não conseguir registar o edifício (por causa do preconceito anti-Bahá’í) e por trabalhar com Bahá’ís para tentar conseguir o registo! Não se percebe porque é que o assunto surgiu agora na imprensa, pois o encerramento ocorreu em Maio tendo isso sido noticiado de forma limitada nessa ocasião.

------------------------------------
FONTES:
House of Baha’u’llah in Tehran in the news in Iran (Sen’s Daily)
پلمپ بیت مبارک حضرت بهاالله پیشوای دیانت بهایی (Gold News)

ARTIGO RELACIONADO:
Casa de Bahá'u'lláh em Teerão: uma polémica pré-eleitoral no Irão (com várias fotos)

Sem comentários: