sábado, 17 de junho de 2017

5 Soluções Espirituais contra o Stress

Por Kathy Roman.


Todos nós já ouvimos dizer que o stress afecta a nossa saúde. Mas será que estamos realmente conscientes das opções que temos para o reduzir?

O stress afecta dramaticamente o sistema nervoso central; o cérebro; os sistemas respiratório, cardiovascular, muscular, digestivo e imunológico; por outras palavras, afecta todo o corpo humano. O stress pode provocar qualquer coisa entre a ansiedade e a depressão, dores de cabeça, pressão arterial elevada, azia, dores nas costas, infertilidade e um sistema imunológico deficiente, bem como uma série de outros problemas graves de saúde.

O stress pode debilitar uma pessoa perfeitamente saudável. E para quem já tem problemas de saúde, o stress pode ser demolidor. Como o stress está em toda parte, temos de saber lidar com isso. Felizmente, existem soluções reais para o nosso stress. Aqui ficam cinco maneiras específicas para o reduzir:

1. Reconhecer a ansiedade pendente

Por vezes, nem percebemos que estamos stressados. Pode haver questões não resolvidas que pairam livremente nas nossas mentes e que nós não reconhecemos ou não entendemos. Tente localizar nas profundezas da sua mente esse sentimento corrosivo que o faz sentir desconfortável, deprimido ou infeliz. Reconhecer e enfrentar essas questões significa iniciar o processo da sua resolução. Depois de reconhecer o problema, siga para o passo seguinte.

2. Trate de si próprio(a)

A actividade física regular pode reduzir significativamente o stress. Ioga e respiração profunda, bem como massagens são bons para o seu corpo e para o relaxamento. Uma dieta saudável com menos carne vermelha, lacticínios, açúcar, hidrocarbonetos processados e mais frutas e vegetais frescos pode ser extremamente útil. Lembre-se de se manter hidratado. Mantenha um período de sono regular de 7 a 9 horas como se fosse o seu ritual nocturno e dê-lhe elevada prioridade.

3. Poupe tempo para os outros, para rir e para socializar

Todos nós precisamos de tempo para brincar, relaxar ou simplesmente ficar sozinhos em paz. Guarde algum tempo de inactividade para si próprio todos os dias, elimine qualquer pensamento negativo sobre si próprio(a), e faça todos os dias algo com outras pessoas que o(a) deixe feliz.

Socializar também pode ser um forte inibidor do stress, desde que aconteça com aqueles que nos elevam. Socializar permite-nos dar e receber apoio emocional, físico e espiritual. Amigos e familiares podem ajudar-nos a navegar em águas agitadas e a encontrar soluções que não sabíamos que existiam. Socializar também reduz o risco de perturbações cognitivas relacionadas com idade, como a doença de Alzheimer (só para que possamos ver o quanto isso afecta o cérebro!) Certifique-se de ter a companhia de pessoas com uma mentalidade semelhante; pessoas espirituais, amorosas e não-sentenciadoras elevarão o seu espírito:
A companhia do ímpio aumenta a tristeza, enquanto a associação com o justo limpa a ferrugem do coração. Quem procura comungar com Deus, que se deixe levar à companhia dos seus amados; E aquele que deseja ouvir a palavra de Deus, que dê ouvidos às palavras dos Seus eleitos. (Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas, do persa, #56)
Os cientistas provaram que o riso e um bom sentido de humor são poderosos eliminadores de stress. Ajudam-nos a desprendermo-nos das opressões da vida e a ver as coisas numa perspectiva mais equilibrada. O riso tem mostrado ter um efeito positivo na saúde e no humor; por isso permita-se um pouco de felicidade, alguma alegria e algumas gargalhadas diárias:
A felicidade é a rainha dos nossos corações. Que não nos separemos dela. Se a vela da felicidade for acesa na câmara do nosso coração, todo o pressentimento sinistro de sugestões malignas será dissipado. O meu lar é o lar da paz. O meu lar é o lar da alegria e deleite. O meu lar é o lar do riso e exultação. Quem entra pelos portais desta casa, deve sair com o coração feliz. ('Abdu'l-Bahá, Star of the West, Volume 5, p. 40,4) 

4. Use a Oração e a Meditação

Nas escrituras sagradas de todas as religiões, a oração e a meditação têm uma posição sagrada. Ao voltarmo-nos para o nosso Criador e declarando os nossos desejos, abrimos o caminho para resolver cada questão e confortar os nossos corações:
Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas, diante de Deus, pela oração e súplicas, com acção de graças. (Filipenses 4:6) 
A oração limpa a névoa e traz de volta a paz à Alma. (Rumi)

5. Confiança em Deus

Depois de ter orado e meditado sobre o assunto em questão, confie em Deus acima de tudo, não importa o quão difícil seja o assunto, pois no final tudo vai dar certo.

Certa noite, fiquei acordada durante muitas horas a remoer sobre coisas sérias e perturbadoras. Tinha estado ansiosa durante o dia, mas agora a minha ansiedade estava a roubar-me o sono. Como tentava insistentemente resolver o problema, percebi finalmente que não estava a chegar a qualquer lugar; assim, parei para orar. Orei durante algum tempo, mas não encontrava uma solução até que decidi desistir do objectivo que eu tanto queria. Em vez disso, decidi confiar. Libertei os meus pensamentos daquilo em que estava firmemente fixada. Olhei para aquilo que temia e combatia, e comecei a vê-lo sob uma luz diferente. O stress começou a sair lentamente do meu corpo. Foi uma libertação de confiança, apesar do resultado ser incerto. Após quatro horas de preocupação stressante, adormeci tranquilamente. De manhã, quando acordei, era o primeiro dia da primavera. Para minha alegria, após duas semanas de agitação, recebi um e-mail que resolveu completamente o problema. No final, a confiança era a chave do meu stress mais profundo:
Ó tu que voltas a tua face para Deus! Fecha os teus olhos para todas as outras coisas, e abre-os para o reino do Todo-Glorioso. Pede qualquer coisa que desejes apenas a Ele; procura o que quer que queiras apenas n’Ele. Com um olhar, Ele concede cem mil esperanças; com um vislumbre, Ele cura cem mil doenças incuráveis; com um aceno, Ele coloca um bálsamo em todas as feridas; com um vislumbre, Ele liberta os corações dos grilhões do sofrimento. Ele faz o que faz e que recurso temos nós? Ele cumpre a Sua vontade, Ele ordena o que Lhe agrada. Assim, é melhor para ti, curvares a tua cabeça em submissão, e colocares a tua confiança no Senhor Todo-Misericordioso. (Selections from the Writings of ‘Abdu’l-Bahá, p. 51)

-----------------------------
Texto original: 5 Spiritual Solutions for Stopping Stress (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Kathy Roman é educadora reformada, aspirante a escritora, esposa e mãe de dois filhos que vive em Elk Grove, California (EUA), onde serve como responsável de Informação Pública Bahá’í.

Sem comentários: