sábado, 21 de outubro de 2017

Quem foi Bahá’u’lláh?

Por Rodney Richards.


Quem foi Bahá’u’lláh? Uma pergunta mais correcta seria: "Quem é Bahá’u’lláh?", porque Ele ainda hoje inspira milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo. Como é que alguém ainda inspira milhões de pessoas quase cento e vinte e cinco anos após a sua morte?

Como se fossem milhares de grandes personalidades que deixam a sua marca no progresso da humanidade, a Fé de Bahá’u’lláh impulsiona a humanidade para um futuro glorioso e edificante. Os ensinamentos de Bahá’u’lláh persistem após o seu falecimento (em 1892) e têm ainda mais significado no mundo de hoje do que quando Ele os revelou no século XIX.

Os Bahá’ís acreditam que Bahá’u’lláh é um daqueles grandes reveladores da história, como Cristo, Maomé, Buda, Krishna, o Báb e outros. O Seu aparecimento foi anunciado pela dramática figura do Bab em meados do século XIX, na Pérsia, que foi executado por um regimento de 750 soldados por anunciar o advento de um novo profeta universal de Deus. Bahá’u’lláh era aquele a que o Bab se referia como "Aquele que Deus tornará Manifesto" e que guiou os primeiros Bábis durante décadas de perseguição cruel e desumana pelas mãos fanáticas do clero, governo e população muçulmanas:
Dominando todo a extensão deste espectáculo fascinante, destaca-se a incomparável figura de Bahá'u'lláh, transcendente na Sua majestade, sereno, inspirador, irreversivelmente glorioso. (Shoghi Effendi, The World Order of Baha’u’llah, p. 97)
Em Abril de 1863, no Jardim de Ridvan, situado numa pequena ilha no rio Tigre, nos arredores de Bagdade, Bahá’u’lláh anunciou aos Seus seguidores que Ele era, de facto, o prometido pelo Báb, cuja ordem mundial "revolucionaria" os destinos da humanidade. Hoje, mais de cinco milhões de seguidores, distribuídos por mais de 100 mil localidades, trabalham para promover a mensagem central de Bahá’u’lláh: chegou a hora da humanidade se unir e pôr fim aos seus comportamentos ruinosos, infantis e antagónicos. Bahá’u’lláh afirmou que estamos próximos da idade da maturidade da humanidade, em que todos poderemos finalmente viver em paz, harmonia e prosperidade.

O nome Bahá’u’lláh é um título que significa "Glória de Deus", e que cumpre diversas passagens da Bíblia e outras escrituras. Os títulos "Ancião dos Dias" e "Beleza Antiga" significam a Sua sabedoria, sagacidade e unidade com o Criador único. "O Senhor dos Exércitos" significa a Sua posição de senhor do tempo, e a "Nova Jerusalém que desceu dos céus" simboliza plenamente a Sua nova revelação directa de Deus para toda a humanidade.
Testemunho perante Deus a grandeza, a inconcebível grandeza desta revelação. Repetidamente, na maioria das Nossas Epístolas, testemunhamos essa verdade, para que a humanidade pudesse ser acordada da sua negligência. (Bahá'u'lláh, citado em The Advent of Divine Justice, p. 77)
A "inconcebível grandeza desta revelação" recebe a sua inspiração dos ensinamentos de Bahá’u’lláh para um mundo desorientado e dividido, para uma humanidade que se debate entre o perceber da sua própria grandeza e o revoltar-se com as suas próprias depravações. Toda a humanidade reconhece que a ordem actual é "lamentável defeituosa", que um novo dia e uma nova mensagem são necessárias para mudar o seu destino e afastar-se do caminho actual da sua própria destruição.

Bahá’u’lláh afirma ter trazido esse novo dia e essa nova mensagem, proclamando isso de forma aberta e directa para que todos a examinem. É um novo dia precisamente porque "todas as Dispensações do passado atingiram a sua mais elevada e derradeira consumação" nesta nova revelação trazida por Bahá’u’lláh:
O que se tornou manifesto neste preeminente, nesta mais exaltada Revelação, não tem paralelo nos anais do passado, nem as eras futuras testemunharão algo semelhante. (Idem, pags. 103-104)
O que Bahá’u’lláh declara aos seguidores de todas as outras religiões é, no mínimo, surpreendente:
“Seguidores do Evangelho, eis que as portas do céu plenamente abertas. Aquele que lhe ascendeu voltou agora. Dai ouvidos à Sua voz que brada sobre a terra e o mar, anunciando a toda humanidade o advento da Sua Revelação..." E ao povo judeu: "E da Sarça-ardente surgiu o grito: ‘Eis que a Promessa sagrada foi cumprida, porque Ele, o Prometido, já veio!’" E "O Pai já veio. Aquilo que vos foi prometido no Reino de Deus cumpriu-se." E aos seguidores de Maomé, Bahá’u’lláh grita: "Se Maomé, o Apóstolo de Deus, tivesse alcançado este Dia, teria exclamado: 'Eu, em verdade, reconheço-Te, ó Desejo dos Mensageiros Divinos!'" (citado por Shoghi Effendi, The World Order of Baha’u’llah, pags. 104-105)
Sim, estas são as surpreendentes afirmações que Bahá’u’lláh fez. A Sua vida, a beleza dos Seus ensinamentos, os Seus milhares de livros e epístolas, e os Seus milhões de fiéis seguidores dão-lhes credibilidade. Tudo está disponível gratuitamente para leitura e estudo.

------------------------------------------------------------
Texto original: Who Was Baha’u’llah? (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Rodney Richards é escritor técnico de profissão e trabalhou durante 39 anos para o Governo Estadual de New Jersey. Reformou-se em 2009 e dedicou-se à escrita (prosa e poesia),tendo publicado o seu primeiro livro de memórias Episodes: A poetic memoir. É casado, orgulha-se dos seus filhos adultos, e permanece um elemento activo na sua comunidade.

Sem comentários: